Apesar dos avanços da pandemia do Covid-19 a data do exame foi mantida pelo Ministério da Educação
Os candidatos possuem até hoje, sexta-feira (17), para solicitar isenção da taxa de inscrição e justificar ausências para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O Ministério da Educação (MEC) manteve a data para a próxima edição do exame, apesar do avanço da pandemia do novo coronavírus. A aplicação das provas digitais acontece nos dias 11 e 18 de outubro e a versão impressa será aplicada nos dias 1º e 8 de novembro de 2020.
A isenção é concedida aos candidatos que estudaram em escola pública ou em particulares com bolsa, além dos estudantes cuja família esteja inscrita no CadÚnico para recebimento do Bolsa Família. Cerca de 3 milhões de pessoas solicitaram a isenção da taxa, que custava 85 reais, no ano de 2019. Para este ano, o valor ainda não foi divulgado.
A solicitação de isenção e justificativa de ausência é feita através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um órgão do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos precisam cadastrar os dados pessoais. Sendo que, aqueles que tenham solicitado a isenção no ano de 2019 e esteve ausente na realização do exame, precisa apresentar uma justificativa. O resultado é disponibilizado no dia 24 de abril.
A confirmação de isenção não é a inscrição para o Enem 2020. Os candidatos precisam se inscrever de 11 a 22 de maio. O Inep ainda não divulgou a data para indicação dos locais de provas.