Ícone do site Notícia Preta

Em três anos de mandato, Bolsonaro cumpriu apenas 34% das promessas de campanha

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu apenas 1/3 das promessas feitas na campanha eleitoral de 2018, ano em que foi eleito. Das 58 promessas, 20 delas foram cumpridas integralmente, correspondendo a 34%.

A avaliação do governo Bolsonaro chegou a 55% de rejeição – Foto: Evaristo Sa/AFP

O levantamento foi realizado pelo G1 e ressalta que somente o que pode ser claramente cobrado entrou no estudo. Além disso, o levantamento mostra que 47 promessas não foram realizadas e 19 foram cumpridas parcialmente. Uma das promessas cumpridas está a autonomia do Banco Central, sancionada em fevereiro de 2021.

O único tema que foi cumprido 100%, segundo o levantamento, foi a Transparência. Educação e Relações exteriores ainda possuem 67% de metas não cumpridas. Economia, uma dos carros-chefe da campanha eleitoral em 2018, possui 53% das promessas não cumpridas e Meio ambiente, apenas 40% foi realizado.

O total de promessas foi de 58, com 20 cumpridas integralmente, 11 parcialmente e 27 não cumpridas. O estudo do G1 leva em conta apenas os dados que podem ser mensurados. Os que não podem, entra no status “não avaliado”.

Em Dezembro passado, uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostrou que a avaliação do governo Bolsonaro chegou a 55% de rejeição. Já as pessoas que avaliaram como bom ou ótimo somaram 19%, regular 25% e não souberam ou não opinaram, 1%.

Sair da versão mobile