A 8ª Marcha das Mulheres Negras em Belém vai ser realizada nesta terça-feira (25) a partir das 17h, com o tema “Sabenças de mulheres negras, com autonomia e afetos na Amazônia”. A concentração será na Associação Afro Religiosa e Cultural Morada de Oxóssi, no bairro do Jurunas. A marcha é realizada por ativistas individuais e de diferentes coletivos e organizações, que se reúnem todos os anos na instância Mulheres Negras Amazônidas.
Neste ano, o tema da marcha reflete sobre o ponto de vista das mulheres negras da Amazônia que adotam afetos, autonomia, sabedoria, conhecimentos, memórias como elementos da sabença que busca uma transformação da sociedade justiça e equidade para todes, todas e todos. O evento é aberto a todas as pessoas que se aliam às lutas das mulheres negras e faz parte do #julhodaspretas, mês de incidência política das mulheres negras em todo o Brasil.
A marcha é precedida por uma campanha, que neste ano foi de #25diasdeativismocontraoracismo, em que pessoas, coletivos e organizações propuseram atividades que refletiam sobre o tema e que mobilizam para o evento.
Todas as ações são divulgadas nas redes sociais das Mulheres Negras Amazônidas e compõe o calendário anual de ativismo.
O 25 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha, além do Dia Nacional da Mulher Negra e Dia de Tereza de Benguela, líder quilombola.
Serviço: Dia da Mulher Negra é celebrado com marcha em Belém
Data: 25 de julho de 2023, a partir das 17h
Local da concentração: Associação Afro Religiosa e Cultural Morada de Oxóssi – Rua
Osvaldo de Caldas Brito, nº 874, Jurunas, Belém- P
Leia também: Importunação sexual no transporte: no Rio, maior parte das vítimas são mulheres negras