Destaques da Semana NP: confira os shows, exposições e peças de teatro da semana

Foto_-Anderson-Eduardo_Estreia-de-IANDE-convida-publico-a-pisar-no-solo-sagrado-das-memorias-afro-brasileiras-em-Olinda-PE.jpg

Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows, exposições e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.

Exposição

Esculturas de guerreiras negras e trilhos de ferro compõem exposição imersiva no MUNCAB, no Rio: O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) estendeu o período de visitação à mostra “Òná Ìrin: Caminho de Ferro”, da artista Nádia Taquary. Em cartaz até o dia 10 de agosto, a instalação conduz os visitantes à uma experiência imersiva pela memória afro-brasileira nas Américas.

Exposição “IN TRANSE TO” acontece no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro: Após três edições do Festival Margem Visual, enaltecendo a arte performática produzida nas periferias através do Mó Coletivo, numa ação de descentralização da cena artística do estado do Rio de Janeiro, o projeto Margem Visual se desdobrou na mesma direção, mas ampliando os caminhos. Num processo formativo próprio conduzido pelas curadoras Carolina Rodrigues, Mery Horta e Renata Sampaio, o “Margem Visual: Programa de Residência” selecionou oito artistas cariocas periféricos entre os mais de 130 inscritos para a realização de uma residência artística pela cidade do Rio durante dois meses. O resultado do processo é a exposição “In Transe To (Em Trânsito)”, que pode ser conferida a partir do dia 26 de julho, às 13h, nas Galerias 1, 2 e 3 do no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, sempre com entrada gratuita. 

Teatro

Estreia de ÎANDÉ convida público a pisar no solo sagrado das memórias afro-brasileiras, em Olinda (PE): Com três sessões gratuitas – na sexta (25/7), às 14h, e no sábado (26/7) e domingo (27/7), às 19h –, ÎANDÉ propõe ao público uma imersão no universo das culturas afro-brasileiras, conectando passado, presente e futuro. Os ingressos para cada exibição serão distribuídos pela organização na bilheteria do teatro, uma hora antes de começar.

A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas. Confira os destaques – Foto: Anderson Eduardo.

Shows

Concurso Joaquina Lapinha premia novos solistas pretos, pardos e indígenas em concerto no Theatro Municipal (SP): No dia 31 de julho, quinta-feira, às 20h, acontece na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo um concerto com os vencedores da 4ª edição do Concurso Joaquina Lapinha, com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Priscila Bomfim. Idealizado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, exclusivamente a solistas pretos(as), pardos(as) e indígenas, o concurso é considerado a maior premiação do gênero no Brasil. 

“Irmãos de Axé” confirma sua segunda edição e promete mais uma explosão de ancestralidade, música e celebração em São Gonçalo (RJ): Após o estrondoso sucesso de sua estreia, o projeto “Irmãos de Axé” retorna no dia 7 de setembro, a partir das 14h, no espaço Like (Rua Dr. Alberto Torres, 139 – Neves, São Gonçalo), reafirmando sua proposta de reunir gerações e potências do axé, da cultura preta e das religiões de matriz africana em uma grande roda de celebração, dança e conexão com o sagrado.

Oyáladê convida comunidade da Maré para criar seu novo show em oficinas gratuitas (RJ):Rio de Janeiro,  julho de 2025 – A banda Oyáladê, grupo musical formado por mulheres, anuncia o início do seu novo projeto: as oficinas de criação “Força Feminina”. A iniciativa, totalmente gratuita, convida mulheres interessadas em criação artística e expressão corporal a co-criar o novo show autoral da banda. Os encontros acontecerão todos os sábados, de 12 de julho a 2 de agosto, na Areninha Cultural da Maré.



Leia mais notícias por aqui: 5 samples negros que fazem de “Don’t Tap The Glass” o álbum mais dançante de Tyler, The Creator

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top