Destaques da Semana NP: confira os shows e peças de teatro da semana

Terras-de-Aguas-Foto-Denys-Flores-CCSP-JUN-2025-66.jpg

Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.

Teatro

A Boca que Tudo Come Tem Fome – Sesc 14 Bis, São Paulo:Companhia de Teatro Heliópolis estreia seu novo espetáculo A Boca que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas) no dia 10 de julho, quinta-feira, no Sesc 14 Bis, às 20h. A montagem – que aborda a vida e os obstáculos enfrentados por pessoas egressas do sistema prisional – fica em cartaz de quinta a domingo, até o dia 3 de agosto.

Espetáculo “Sem Nome – o Desempregado” Palhaço leva riso, sonho e recomeço às férias das crianças de Camaragibe e Palmares (PE): O espetáculo, encenado pelo artista pernambucano Flávio Santana, ocupa as férias escolares com duas apresentações gratuitas em Pernambuco. A primeira aconteceu no dia 02/07 (segunda-feira) na Escola Ministro Jarbas Passarinho, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. E nesta segunda-feira (7/7), no mesmo município, às 10h, será na EREM Professor Antônio Carneiro Leão. Já na terça-feira (8/7), o espetáculo segue para Palmares, com sessão às 14h, no Cine Teatro Apolo, espaço cultural tradicional da Zona da Mata Sul.

“Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação, em São Paulo:Cia. Sansacroma, uma das companhias de dança contemporânea preta mais importantes de São Paulo, estreia o espetáculo “Carvão” entre os dias 10 e 13 de julho, quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h, no Sesc Consolação, no Teatro Anchieta. O grupo apresenta uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. 

Companhia de Dança estreia espetáculo de danças urbanas “Vitrines” no Teatro Paulo Eiró, São Paulo: Nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2025, sexta-feira e sábado, às 21h, domingo às 19h, com entrada gratuita, a SETES – Companhia de Dança (@setes.cia) estreia o espetáculo “Vitrines” no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo (SP).

Clarin Cia. de Dança anuncia novas datas da temporada de estreia de “Terras de Águas e Cazumbas” em São Paulo: A Clarin Cia. de Dança (@clarinciadedanca), sob direção do maranhense Kelson Barros (@kelsonbarroswangles), está realizando a temporada de estreia de “Terras de Águas e Cazumbas” que propõe um olhar sensível para os ciclos do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense, com inspirações diretas nas manifestações populares dos municípios de Viana, Matinha e Monção

Agenda da temporada: 

Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo – Endereço: Galeria Formosa – Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Praça Ramos de Azevedo – Centro, São Paulo. Espetáculo: 04 e 05 de julho de 2025 (sexta e sábado) – 19h. Exposição “Da Cor de Cobre: 02 a 12 de julho de 2025 

Centro Cultural Olido – Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo – SP. Espetáculo: 09 e 10 de julho (quarta e quinta-feira) – 19h.

Teatro Paulo Eiró – Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Espetáculo: 17, 18, 19 de julho (quinta a sábado) –  21h, 20 de julho (domingo) – 19h  

Exposição “Da Cor de Cobre”: 16 a 20 de julho de 2025 

A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas. Confira os destaques – Foto: divulgação.

Restaurante

Dida Bar e Restaurante realiza jantar africano, dia 12 de julho no Rio de Janeiro: No dia 12 de julho, o Dida Bar e Restaurante realiza mais uma edição do seu jantar especial dedicado à culinária africana, que agora passa a acontecer mensalmente. Antes promovido quinzenalmente, o evento ganha novo formato para aprofundar a experiência sensorial dos participantes, reunindo um menu com prato principal e sobremesa, em uma noite embalada por jazz ao vivo e ambientada com elementos que valorizam as culturas africanas. O valor da experiência é de R$ 95,00 por pessoa.

Shows

Pela primeira vez, Awurê desembarca em Salvador com edição especial “Veste Branco”: Pela primeira vez em Salvador, o Awurê, um dos encontros culturais mais reconhecidos na cena afro-brasileira, chega à capital baiana com uma edição especial: o “Awurê Veste Branco”. O evento acontece no dia 18 de julho, a partir das 18h, na Praça das Artes, no Centro Histórico, e promete uma experiência única, reunindo moda, música, gastronomia e espiritualidade em um só lugar.

Opus Lúmen faz concerto gratuito no MUNCAB com repertório que une música clássica e história negra em Salvador: Nesta quarta-feira, 9, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) recebe o sexteto Opus Lúmen para uma programação gratuita de música clássica e história preta. Com início marcado para às 15h, a apreciação de sonoras reforça o caráter didático do museu e o incentivo às expressões artísticas. 

Crespo MC e Grupo Arte Final apresentam Crias da Vila no Sesc Pompeia, em São Paulo: Show une rap ao pagode, samba, jazz, convidados como o trombonista Bocato, Mestre Rafa (Rosas de Ouro) e Mestre Beto (Vai Vai), no sábado, 12 de julho, às 21h. A vivência de famílias negras em bairros predominantemente brancos do centro-sul de São Paulo é a tônica do projeto Crias da Vila, uma ópera urbana marcada pelo encontro de gerações, estilos e estéticas diferentes, que se mostram complementares e têm em comum a dedicação à música preta.

Fabriccio estreia em Belo Horizonte com dois shows gratuitos no Teatro Espanca e no Quilombo dos Marinhos: O cantor, compositor e produtor Fabriccio, um dos nomes mais expressivos da nova música negra brasileira, realiza pela primeira vez apresentações em Minas Gerais com dois shows gratuitos marcados para os dias 11 e 12 de julho de 2025. A estreia acontece no dia 11, na 41ª edição do Mercado Negro, no Teatro Espanca, em Belo Horizonte. No dia seguinte, 12 de julho, o artista se apresenta na Casa Quilombê, no Quilombo dos Marinhos, em Brumadinho.

Sandro Luiz comemora uma década de carreira com gravação de espetáculo ao vivo no Qualistage,  Rio de Janeiro: Segue sugestão sobre o show do  cantor e percussionista Sandro Luiz, reconhecido como um dos maiores nomes da música de Umbanda. Com uma carreira traçada pela ancestralidade, ele sobe ao palco do Qualistage (RJ), no dia 13 de julho para comemorar seus 10 anos de trajetória de uma forma especial, gravando o show para um projeto audiovisual. O show traz grandes sucessos do artista, como “O Rei das Matas”, “A Guerreira Vai Reinar” e “Um Presente dos Orixás”.

Infância, território e acessibilidade no centro da cena: oficina de férias movimenta julho no Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro: Em julho, o Galpão Bela Maré convida o público a viver experiências sensoriais, críticas e afetivas com o território a partir das infâncias. O destaque do mês é a oficina de férias “Tudo que há no mundo”, que acontece entre os dias 15 e 19 de julho, com propostas lúdicas inspiradas em princípios de sustentabilidade e biointeração. A atividade é voltada para crianças e adolescentes a partir de 12 anos e se conecta ao conceito anual Habitar no Acessível, reafirmando o compromisso do Galpão com práticas pedagógicas inclusivas, acessíveis e criativas.

Festival multicultural

Festival Trançar é Esperançar em São Gonçalo no Rio: Estou divulgando o megaevento Trançar é Esperançar, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 

Leia mais notícias por aqui: “Taxar os ricos sem revogar o novo teto de gastos pode gerar mais cortes em gastos sociais”, explica mestre em economia

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top