Jogos Paralímpicos: delegação do Brasil é a segunda maior desta edição

Delega_Halter_Vila_1-1-scaled.jpg

A degação do Halterofilismo foi uma das primeiras a chegar na Vila Paralímpica de Paris / Foto: Isabela Vergani/CPB

Os Jogos Paralímpicos de Paris começam nesta quarta-feira (28) e a cerimônia de abertura está marcada para às 15h (horário de Brasília). O Brasil já começa fazendo história em relação ao tamanho da delegação que foi levada para a França. Os 255 atletas representam a segunda maior, ficando atrás apenas da China que levou 280 membros.

Esta é a segunda vez que o Brasil figura como a segunda maior delegação dos Jogos Paralímpicos, repetindo o feito dos Jogos de 2016. Naquela ocasião, por ser a anfitriã, a equipe brasileira recebeu um número extra de vagas, contando com 285 atletas. A China foi a maior com 308 membros.

O Brasil teve um salto considerável no seu número de atletas desde os Jogos de Londres em 2012. Nos Jogos Paralímpicos realizados no Reino Unido, 181 atletas compuseram a delegação brasileira, 104 a menos que no Rio (2016) e 77 a menos do que em Tóquio (2020).

A delegação do Halterofilismo foi uma das primeiras a chegar na Vila Paralímpica de Paris / Foto: Isabela Vergani/CPB

No total, a Paraolimpíada de Paris contará com 4.400 atletas oriundos de 170 delegações. São 168 países, além da Equipe Paralímpica de Refugiados e da Equipe Neutra, composta por atletas russos e belarussos que não podem representar seus países por conta das sanções impostas em meio à Guerra da Ucrânia.

A China lidera a lista das maiores delegações dos Jogos Paralímpicos de 2024 com 280 atletas. Em seguida aparecem o Brasil com 255, a França com 239, os Estados Unidos com 225 e a Grã-Bretanha, fechando o top-5 com 201 representantes.

 A melhor campanha veio em Tóquio 2020, com a sétima posição no quadro geral, com 72 medalhas, sendo 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes. Em Paris, o objetivo ousado do Comitê Paralímpico do Brasil é terminar a competição pela primeira vez no top 5.

Leia também: Delegação brasileira em Jogos Paralímpicos Paris terá maior participação feminina da história

Emive Ferreira

Emive Ferreira

Estudante de jornalismo de 20 anos, criado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, apaixonado por esportes e hip hop.

Deixe uma resposta

scroll to top