Ícone do site Notícia Preta

Defender os Institutos Federais é papel de toda sociedade

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Por Jade Beatriz*

Você conhece algum estudante de alguma das centenas de Institutos Federais (If) espalhados pelo Brasil? Aqui na UBES e na minha comunidade eu conheço e posso afirmar: são nos Ifs que muitas vidas são transformadas pela educação e pela qualidade de ensino que recebem. 

Foto: Divulgação Instituto Federal do Mato Grosso do Sul

Além disso, os Institutos Federais (IF) são polos de inovação e especializados no ensino profissionalizante. Muitos jovens, negros e periféricos como eu, descobriram o valor da educação em suas salas de aula. Mas esses importantes pilares na educação para o desenvolvimento sócio econômico regional têm sido sistematicamente alvo de cortes pelo governo, negligenciando os cerca de 1 milhão de estudantes matriculados em todas as regiões do país.

Na UBES recebemos muitas denúncias da precariedade dos prédios, da falta de alimentação e estruturas para as aulas presenciais e da ausência de políticas para a permanência dos estudantes no ensino tecnológico. É preciso lembrar que os Institutos Federais desenvolvem pesquisas, criam oportunidades e desenvolvimento nas regiões que estão localizados.

Leia também: Mais uma vez a educação é atacada e mais uma vez vamos juntos às ruas

Por isso, venho mais uma vez neste espaço alertar sobre a importância da juventude e da sociedade se posicionarem sobre o projeto de destruição do ensino público. É preciso que todos valorizem os nossos IF’s! Além disso, é importante reforçar que sua construção é fruto de uma conquista dos estudantes e do povo Brasileiro, oferecendo para todos uma alternativa de educação técnica, gratuita e de qualidade. 

Convido a todos e todas a conhecerem um Instituto Federal em sua cidade, conversem com os alunos, vejam como suas vidas foram transformadas e mobilizem sua comunidade a defender esses espaços. O nosso futuro é na educação.

* Jade Beatriz, 20 anos, cearense, estudante de cursinho pré-vestibular popular e presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) – Foto: Karla Boughoff
Sair da versão mobile