“Me vejo em muitas das histórias que ajudo a contar”, diz jornalista Alexandre Henderson sobre o “Expedição Rio”

WhatsApp-Image-2023-06-16-at-20.08.58.jpg

A terceira temporada do “Expedição Rio”, da TV Globo, foi ao ar no último sábado (17) com os jornalistas Daniella Dias e Alexandre Henderson no comando. Os seis episódios dessa nova fase do programa vão levar os apresentadores a desbravar os rios que percorrem o estado, as populações ribeirinhas, suas histórias e culturas.

O primeiro episódio passou pelos municípios de Três Rios ao norte da capital do estado e em Nova Iguaçu na baixada fluminense do Rio, a partir do Rio Paraíba do Sul. Em conversa com o Notícia Preta, os jornalistas que apresentam o programa falaram sobre a experiência de fazer parte do projeto e sobre como se sentem em levar esse outro olhar sobre o estado, para o público.

Alexandre Henderson e Daniella Dias durante as gravações da terceira temporada de “Expedição Rio” / Foto: Paulo Belote – Globo

Para Daniella Dias, ela e Alexandre tem sorte de assumir a missão de levar para o público tantos lugares novos e surpreendentes, e histórias emocionantes, e como conhecer esses lugares, a afeta. “Conhecer cada um dos ambientes pelos quais o ‘Expedição Rio’ percorre faz com que minha visão sobre o nosso estado fique mais enriquecida. Saio de cada entrevista com uma visão sobre o Rio ainda mais bonita, cuidadosa e afetuosa”. 

Já Alexandre Henderson fala sobre a emoção que permeia os relatos de quem vive à beira dos rios. “É uma temporada que mexe com a memória afetiva desses ribeirinhos. Ouvi declarações de amor profundamente emocionantes dessas pessoas. O público vai sentir esse afeto e vai se ver nessas histórias”.

A jornalista Daniella Dias destaca também que por ser diverso, ultrapassando os limites do Grande Rio, o programa tem a possibilidade de criar uma aproximação com o público. “Acho que muitas pessoas, ao assistirem ao ‘Expedição Rio’, vão encontrar histórias que se parecem com as de algum avô, avó, tia ou conhecido”, e Alexandre Henderson concorda.

“Tenho certeza de que o público em geral vai se reconhecer em muitas das histórias que a gente vai mostrar nos seis episódios”, diz ele, que cita um episódio em que sai da Zona Norte do Rio até a Baixada Fluminense na boleia de um caminhão conduzido por uma agricultora que criou as filhas vendendo frutas e legumes.

Leia também: Mariana Aldano fala sobre o programa “Mistura Paulista”, da Globo, e sobre o lugar que ocupa enquanto jornalista negra

Refletindo sobre ser uma jornalista negra apresentando um projeto de tamanha importância, Daniella Dias conta que faz questão de relembrar suas origens sendo criada por uma mãe preta e uma vó indígena em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, pois segundo ela, isso faz parte de quem ela é, e do que leva para a gravação.

“Fui ensinada em casa a ocupar espaços, por isso, estar em um programa leve como o ‘Expedição Rio’ me traz felicidade por saber que esse lugar, da mulher preta que traz informação como se estivesse batendo um papo com o público, é o meu lugar, é o que me faz feliz. Estar nessa posição me permite reafirmar também, especialmente para os jovens, que, com muito trabalho e dedicação, é possível sonhar e realizar, mas sem deixar sua essência, origem e personalidade de lado”, conta.

Já Alexandre Henderson destaca a aproximação pessoal que sentiu com o programa, fazendo-o lembrar das gerações anteriores. “O ‘Expedição Rio’ é um presente na minha vida. Me vejo em muitas das histórias que ajudo a contar. Bom demais mostrar, por exemplo, uma Baixada Fluminense que produz o que chega às nossas mesas. Produtos que passam pelas mãos de gente batalhadora, vencedora, potente…São narrativas que dialogam com as de muitos dos meus antepassados, diz o jornalista, que finaliza falando sobre ser uma referência.

“Ouço muito nas ruas que sou referência para meninas e meninos negros. Me orgulho disso e sou extremamente grato por ter o jornalismo como missão e paixão”, finalizou.

Os próximos episódios serão exibidos aos sábados, entre junho e julho logo após o ‘Jornal Hoje’, para os demais municípios do Estado do Rio e Sul de Minas Gerais.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top