Crianças negras são vestidas como pessoas escravizadas em desfile de Piraí do Sul (PR)

prefeitura-piraí

Uma escola colocou crianças negras vestidas como pessoas escravizadas em desfile na cidade de Piraí do sul (PR), a 180Km de Curitiba. O evento em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil contou com a presença de autoridades locais, políticos, representantes religiosos, escolas municipais, escolas estaduais, associações filantrópicas, tropeiros e organizações empresariais. As imagens foram divulgadas neste último domingo (18).

No episódio de racismo, registrado em um vídeo que circulou pelas redes sociais, é possível ver o momento do desfile onde há a presença de um barco simulando a chegada dos portugueses no Brasil no século XV. Logo após aparecem as crianças negras vestidas como se fossem pessoas escravizadas. Em seguida, aparecem crianças brancas carregando placas com os escritos “família real” e “independência do Brasil”.

Imagem: (Reprodução Redes Sociais)

O caso gerou manifestações de revolta nas redes sociais, com pedidos para que o vídeo seja derrubado devido a representação de racismo demonstrada. Em busca nas páginas da Prefeitura de Piraí, já não é mais possível encontrar o vídeo, mas ainda se tem registros do desfile em que aconteceu o caso. O fundador do Voz da Comunidade, René Silva por exemplo colocou em suas redes. “Quem teve a ideia genial de colocar crianças como pessoas escravizadas o desfile cívico de Piraí do Sul, Paraná, deveria estar na prisão. Que loucura!”afirma ele.

Comentário de uma internauta / Imagem: Reprodução Redes Sociais

Também revoltada uma internauta comenta “A escravidão em suas mais variadas formas continua marcando presença na educação, na violência policial, na saúde, na justiça, no estado, nos departamentos de RH das empresas, na história, na cultura, enfim, na sociedade como um todo.”

Leia também: Cresce o número de resgate de trabalho doméstico análogo à escravidão

Em resposta as marcações nas redes mas ainda sem emitir uma nota oficial, o Ministério Público do Paraná disse. “O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Piraí do Sul, informa que teve ciência dos fatos e será instaurado procedimento para apuração do ocorrido.

Foi feito contato com a prefeitura de Piraí do Sul para saber o posicionamento desta em relação a prática racista organizada pelo escola durante o desfile, mas até o fechamento dessa nota não obtivemos retorno.

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

0 Replies to “Crianças negras são vestidas como pessoas escravizadas em desfile de Piraí do Sul (PR)”

  1. Pingback: Brazil CamDigest

Deixe uma resposta

scroll to top