Uma criança de 2 anos morreu em um desabamento no Morro Chácara do Céu, no Alto da Boa Vista, Zona Norte do Rio, na noite da última terça-feira (7). A menina que estava sob os escombros, foi encontrada pelos Bombeiros mas não resistiu aos ferimentos.
O Quartel do Alto Boa Vista foi acionado às 19h58 para o desabamento onde a criança morreu, que ocorreu na rua Tenente Marques de Souza. Nas chuvas desta terça, 113 sirenes de emergência foram acionadas em comunidades do Rio.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de desastres Naturais (Cemaden), nesta terça-feira (7), em apenas quatro horas, choveu em todo o Rio de Janeiro 70% do esperado para todo o mês. Em alguns bairros, como na Zona Norte, o volume ultrapassou o previsto para este fevereiro. Foi registrado uma média 130 mm. Nesta quarta (8), há previsão de chuva a qualquer hora.
Diante desse cenário, a cidade declarou Estágio de Alerta, o penúltimo de uma escala de cinco. O prefeito Eduardo Paes (PSD) pediu a população que evite se deslocar nos momentos de chuva forte e permaneçam em um local seguro.
No Morro Chácara do Céu, onde a menina morreu, a sirena tocou como sinal de alerta. “A maior parte das vezes que a sirene tocar, nada vai acontecer. Mas às vezes acontece”, alertou Paes. “A sirene não toca por uma vontade. A gente toca combinando dados: o pluviômetro, a perspectiva de chuva, o radar. A partir daí a gente alerta as pessoas”, emendou o prefeito.
Leia também: Modelo sofre racismo em restaurante, no Rio de Janeiro
Ao longo da madrugada, o município recuou para o Estágio de Atenção, o terceiro da escala, e depois para o de Mobilidade, o segundo. Até a madrugada desta quarta-feira ( 8), o Cemaden registrou: 117 bolsões d’água; 20 pontos de alagamento (mais extensos que bolsões); 113 sirenes de comunidades acionadas e 4 quedas de árvore.