Ícone do site Notícia Preta

Covid-19: Minas tem 400 pessoas na fila de internação

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Minas Gerais tem mais de 400 pessoas na fila de internação, segundo um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e divulgado pelo G1, na manhã desta terça-feira (1º). De acordo com o estudo, os pacientes, suspeitos ou confirmados com a Covid-19, aguardam internação em leitos de UTI ou enfermaria.

89% dos pacientes em enfermarias no Estado não vacinaram – Foto: Reprodução TV Globo

Segundo a SES, são 102 pacientes aguardando terapia intensiva e mais 334 aguardando vagas em enfermarias, em todo o Estado. A publicitária Jaqueline Lucchesi relatou à reportagem do G1 que seu irmão, Marcelo, aguardou 80 horas para conseguir uma vaga na UTI Covid e somente esta manhã que foi transferido para a Unidade. “Ele [o médico] relatou que o estado do meu irmão passou a ser gravíssimo. É muito lamentável isso, porque a UPA não tem estrutura para atender um paciente com essa condição. Eles não têm chances de fazer exames mais complexos, se o paciente evoluir para um caso de transfusão ou de hemodiálise, eles não têm. Minha mãe tendo um filho que está lá, eu tendo um irmão que está lá sem esse tratamento correto, isso deixa a família muito aflita, com uma dor muito grande”, disse a publicitária.

Vacinação

Ainda de acordo com o levantamento da SES, 85% dos internados é formado por não vacinados, como é o caso de Marcelo. Jaqueline faz um apelo a quem não se vacinou ainda. “Nós só soubemos disso por conta desse quadro gravíssimo. Então quero fazer um apelo: quem não tomou a vacina, que tome. Ninguém merece viver o que meu irmão e minha família estão vivendo por causa de uma decisão errada. O caso dele, muito mais que essas comorbidades que ele tem, agrava muito o fato de ele não ter tomado nem a vacina contra o coronavírus nem contra a influenza”, afirma.

Leia também: Rio interrompe vacinação de crianças por falta de imunizante

Dos 704 leitos Covid de enfermaria, 328 estão ocupados pelas pessoas que não se vacinaram. Já os leitos de UTI, dos 172 pacientes, 148 não tomaram nenhuma dose dos imunizantes. Ao todo, Minas Gerais já vacinou 15.333.032 pessoas com as duas doses, 4.764.714 com dose única e 16.733549 pessoas tomaram pelo menos a primeira dose.

Sair da versão mobile