Conmebol multa Carabobo por racismo contra Atlético-MG

64000879e48ac.webp

A Conmebol puniu o Carabobo, clube da Venezuela, pelos ataques racistas cometidos por seus torcedores contra a delegação do Atlético Mineiro. O episódio aconteceu na chegada do time brasileiro ao Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, onde ocorreu a partida de ida da segunda fase da pré-Libertadores.

Após debates internos da Comissão Disciplinar da Conmebol, a entidade informou ao clube que a punição será uma multa de 100 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 523 mil na cotação atual. O Carabobo tem o prazo máximo de sete dias para recorrer da decisão. Caso a medida seja mantida, o valor será descontado da quantia que o clube deve receber referente a premiação e aos direitos de transmissão pela participação nesta edição da Copa Libertadores da América.

Jogadores e membros da comissão técnica foram chamados de “macacos”. Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

A decisão da Conmebol foi baseada no Artigo 15, Parágrafo 2, do Código Disciplinar da Conmebol para 2023, que prevê multa de pelo menos cem mil dólares americanos para qualquer clube cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, tendo como motivo a cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem. No caso de reincidência, o infrator poderá ser punido com multa de quatrocentos mil dólares.

Em um vídeo publicado no perfil oficial do clube Atlético Mineiro no Twitter, é possível ver torcedores venezuelanos chamando os jogadores e membros da comissão técnica de “macacos”, mais de uma vez. Nas imagens, também é possível identificar os autores dos xingamentos.

Leia também: Ubuntu Esporte Clube estreia na TV com Nei Lopes como convidado

Jerson Pita

Jerson Pita

Jornalista, marqueteiro, pesquisador e periférico. Cria de Duque de Caxias, escreve sobre entretenimento, sociedade e esportes. No mestrado, pesquisa a autoridade jornalística e a migração da mídia tradicional para o Youtube.

0 Replies to “Conmebol multa Carabobo por racismo contra Atlético-MG”

Deixe uma resposta

scroll to top