Seja por tradições ou superstições, a virada do Ano Novo é marcada por diversos “rituais”. Em todos os cantos, expressões culturais diversas, repletas de significados simbólicos são vistas, em grande parte com origem na cultura afro-brasileira e em religiões de matriz africana, como por exemplo, usar o branco na virada e entregar oferendas na praia.
Desta forma, para iniciar o ano com sorte, ganham destaque tradições populares, crenças, práticas religiosas e até eventos históricos.
Usar branco
Essa prática tem origem nas religiões de matriz africana e afro-brasileira, como o candomblé e a umbanda, que se tornaram amplamente difundidas no Brasil. A cor branca simboliza a busca pela paz. O Notícia Peta conversou com a Iyalorixá Geni de Omolu sobre a tradição.
Afirma Geni de Omolu, usar branco na transição de um ano para o outro atrai leveza para este momento. “O branco representa Oxalá, a paz”, explica. A líder religiosa também diz que apesar de ser muito comum levar as oferendas para a Iemanjá, também podem ser feitas oferendas para outros orixás nesta época”.
“Por ser uma passagem de ano, não damos oferenda só para Iemanjá, mas para outros orixás também. Pode ser para Ogum, Oxóssi, Omolu, e até o orixá daquele ano. O mar representa todas as entidades”, declara ela.
Flores no mar
Manter a conexão com as águas e com Iemanjá, a prática de oferecer flores, barquinhos com presentes e outros itens ao mar também é uma tradição das religiões de matriz africana. Esses rituais são acompanhados de pedidos feitos à realização, com o objetivo de atrair conquistas para o ano que começa.
Lentilha
É uma tradição bastante comum em diversos países como símbolo de fartura e tradições. A superstição tem raízes italianas e foi introduzida no Brasil pelos imigrantes. Na Itália, há até um provérbio popular que afirma: “Lentilha no Ano-Novo, dinheiro o ano todo”. Muitos acreditam que essa associação deve à semelhança da forma.
Leia também: “Ano Novo é ouro, amarelo”: populares comentam as melhores cores para usar nas festas de fim de ano