Conceição Evaristo é eleita imortal da Academia Mineira de Letras

image_processing20230726-5057-9kar4o.jpeg

Rio de Janeiro (RJ), 20/07/2023 - A escritora Conceição Evaristo lança a Casa Escrevivência, um espaço aberto ao público com biblioteca, no Largo da Prainha. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A escritora mineira Conceição Evaristo, um dos principais nomes da literatura brasileira, foi eleita imortal da Academia Mineira de Letras (AML). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), mas o título será entregue no dia 8 de março, quando Conceição ocupará a cadeira de número 40, que pertencia à professora doutora, poeta e crítica literária Maria José de Queiroz, que faleceu em novembro do ano passado.

Com imensa alegria que a Academia Mineira de Letras recebe sua nova integrante, a ensaísta e ficcionista mineira Conceição Evaristo, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea, em todo o mundo“, escreveu a instituição ao contar a novidade.

A escritora vai receber o título oficialmente em março deste ano /Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo a publicação, a escritora passou pela comissão de apuração e concorreu com outros cinco candidatos e foi eleita com 30 votos, entre 34 votantes. A cadeira que a escritora vai ocupar foi fundada pelo médico psicanalista Pinto de Moura, e tem como patrono o político Visconde de Caeté.

O presidente da Academia Mineira de Letras, Jacyntho Lins Brandão destaca a importância da escritora para a comunidade.

A chegada de Conceição Evaristo à Academia Mineira de Letras, a par do reconhecimento de sua trajetória como professora, romancista e poeta, com justiça celebrada no Brasil e no exterior, tem também o sentido de impregnar esta casa com suas qualidades e história de vida, essa prática da literatura por ela denominada escrevivência. Uma vivência, aliás, profundamente marcada por Minas e por Belo Horizonte”.

No último ano Conceição também recebeu o título de imortal da Academia Brasileira de Cultura, e ocupou a cadeira 34 que tem Machado de Assis como Patrono. Na ocasião, a escritora destacou uma de suas frases mais famosas para expressar o que ocupar esses espaços, significa. “Eu estou aqui pois ‘a gente combinamos de não morrer‘”, disse.

Leia também: Artistas recebem o título de ‘imortais’ da Academia Brasileira de Cultura, em cerimônia no Rio

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top