Ícone do site Notícia Preta

Como fazer vídeos legais para as suas redes sociais

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Há algum tempo atrás publicamos um texto  sobre a série de vídeos de animação que denuncia racismo no sistema de Justiça brasileiro, e notamos como a ferramenta de vídeo apresenta uma alternativa mais didática para abordar uma série de temas, desde os mais notórios até os complexos.

Dado essa situação, também nos deparamos com a importância de que todos possuam conhecimento de como produzir um vídeo interessante para suas redes sociais, seja para entretenimento, luta com o racismo, posicionamento político ou divulgação do seu negócio.

É interessante notar que os vídeos tomaram conta da internet, uma tendência que começou a mudar com o YouTube, que hoje ostenta a segunda colocação entre as plataformas que as pessoas utilizam para realizar buscas online, atrás apenas do Google, com mais de 1 bilhão de horas de vídeo assistidas por dia segundo levantamento da Brandwatch.

No entanto, além do YouTube, que é uma plataforma voltada exclusivamente para a publicação de conteúdo em vídeo, outros ambientes digitais também se beneficiam da popularidade dos vídeos, como o Facebook (com mais de 100 milhões de horas assistidas por dia), o Instagram e uma série de novas plataformas, como a Twitch e o TikTok.

Ou seja, o interesse das pessoas e também das empresas em produzir vídeo chamativo para gerar engajamento não é uma necessidade exclusiva do YouTube, mas também inerente aos usuários de redes sociais.

Se você tem interesse em criar vídeo com conteúdo relevante e que promova mais engajamento nas redes sociais, seja para um perfil pessoal ou comercial, confira abaixo algumas dicas que vão te auxiliar com essa questão:

Inicie pela trilha sonora

Uma dica que vai na contramão de muitos tutoriais, é por onde iniciar a sua produção. Tendo em vista o recente fenômeno da trilha sonora sendo utilizado como o foco do roteiro de um vídeo, em especial no TikTok, compreendemos que essa é a melhor maneira de encaixar o conteúdo de modo correto e impactante na peça.

Caso você não saiba como colocar musica em video, existem ferramentas específicas para essa função, como a solução da InVideo que conta com uma série de trilhas livres de direitos autorais, portanto, podem ser utilizadas até mesmo comercialmente.

Busque por referências

Antes de dar a sua cara na criação de vídeos, busque por alguma inspiração que possa ser aplicada na sua confecção, afinal, o que não faltam são conteúdos de qualidade e relevantes, basta saber onde procurar.

Monte em breve roteiro do que deve ser feito

Por fim, antes de iniciar as gravações, crie um breve roteiro listando tudo que você tem que gravar e produzir, de modo que se encaixe na música e também na sua proposta, assim você consegue visualizar melhor a ordem de gravação, que nem sempre corresponde à apresentada na montagem.

Agora que você já possui dicas relevantes e simples de como produzir vídeos legais para as redes sociais, basta colocá-las em prática para gerar mais engajamento, seja para você ou para sua empresa, e observar os números de curtidas, visualização e compartilhamento crescerem exponencialmente.

Sair da versão mobile