Ícone do site Notícia Preta

Colômbia elege Francia Márquez, sua primeira vice-presidente negra

Francia Márquez

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A advogada, ativista ambiental e pelos Direitos Humanos Francia Márquez, de 40 anos, foi eleita neste domingo (19) a primeira pessoa negra a ocupar a vice-presidência da Colômbia. Ela foi candidata pela coalizão de esquerda Pacto Histórico.

Francia e o candidato à presidência Gustavo Petro, um ex-combatente da guerrilha M-19 e, hoje, senador da Colômbia, venceram as eleições presidenciais no país. Petro se tornou o primeiro presidente de esquerda a ser escolhido pelos colombianos ao vencer o candidato Rodolfo Hernández.

LEIA TAMBÉM: “Não serei candidata”, diz Anielle Franco sobre eleições 2022 

Nascida no distrito de La Toma, no oeste do país, Francia foi a líder de um movimento popular contra a exploração mineral na região, luta que concedeu a ela o reconhecimento com o prêmio Goldman (considerado o “Nobel do Meio Ambiente”) em 2018.

Na Colômbia, os afrodescendentes compõem a maior parte dos que vivem abaixo da linha da pobreza em especial em localidades menos desenvolvidas, como Guajira e Chocó. Nesses locais, a pobreza atinge 60% da população – a média colombiana é de 33%. 

Sair da versão mobile