Chuvas no Rio Grande do Norte: Governo decreta estado de emergência

noticia-preta-chuvas-rn.png

O ministro dos Transportes, Renan Filho, decretou na última segunda-feira (01) estado de emergência no Rio Grande do Norte, para a reconstrução de uma ponte que desmoronou em uma rodovia, por conta das fortes chuvas na região, no último final de semana. A ponte localizada na BR-304, em Lajes, no interior do estado, passa sobre o Riacho Bom Fim no trecho que liga Natal, capital do estado, a Mossoró.

O ministro afirmou que enquanto a obra ocorre, será projetado também um desvio pela própria BR-304. “Nós estamos viabilizando as condições para fazer um desvio pela própria BR-304 a fim de permitir que que as pessoas possam trafegar pela região mesmo com o acidente, com o colapso que existiu”, disse o ministro em um vídeo publicado nas redes sociais do ministério.

Ponte destruída na BR-304 /Foto: Heros Lucena – Governo RN

Além da ponte destruída, mais de 200 pessoas ilhadas precisaram ser resgatadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros, por causa das chuvas no interior do estado.

O governo do RN mobilizou o Gabinete de Gestão Integrada e o Comitê Permanente de Acompanhamento das Chuvas para atendimento e suporte aos municípios afetados pelas precipitações no RN.

Segundo a Defesa Civil Estadual, pelo menos 20 ocorrências foram registradas no estado ao longo do fim de semana, e pelo menos 30 cidades relataram danos nas estradas vicinais, ou seja, que não são asfaltadas, acarretando a suspensão temporária da operação carro pipa realizada pelo Exército.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), entre às 7h de domingo (31) e o mesmo horário da última segunda (01), foram registradas chuvas em todo o estado, as principais afetadas foram no interior nas regiões Oeste, Central e Agreste.

O maior volume de água foi registrado em Luís Gomes, no Alto Oeste, onde choveu 99,8 milímetros em 24 horas. Em Severiano Melo, foram 80,8 milímetros.

Leia também: Números de mortes devido a chuvas no Espírito Santo aumenta para 20, aponta a Defesa Civil 

A Secretaria de Recursos Hídricos realiza um monitoramento dos reservatórios de água do estado.A Companhia de Águas e Esgotos do RN também suspendeu o abastecimento de água para pelo menos 10 localidades da região.

Vale lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de chuvas intensas que juntos abrangem todo o estado. Partes da região Oeste e Central têm aviso de perigo, com possibilidade de chuvas de até 100 milímetros.

Mateus Junior

Mateus Junior

Estudante de jornalismo da Universidade Estácio Petrópolis, apaixonado por esportes e Cinema, Comento sobre as partidas de futebol e basquete.

Deixe uma resposta

scroll to top