O mineiro de Chapada do Norte (quase divisa com a Bahia) será um dos homenageados do 100o Encontro dos Membros da Ordem JKo – que acontecerá no dia 30 de Junho na cidade de São Paulo, na categoria Gastronomia. O chef confeiteiro Paulo Rocha tem apresentado toda sua versatilidade na culinária francesa há alguns anos. De técnica e Nouvelle Cuisine na confeitaria esse chef entende muito. Além de nos encantar com a estética, os sabores e texturas são incríveis – e estou no lugar de fala de comensal que já experimentou muitas dessas sobremesas.
Sua inspiração na confeitaria é ancestral – sua avó Zizi era quitandeira, e, foi ajudando sua avó e tias nos preparos para vender na feira da cidade que o garoto mineiro teve seu primeiro contato com a cozinha. Depois, se mudou para São Paulo (SP) e na adolescência insistiu para trabalhar em uma confeitaria da quebrada. E na confeitaria ficou, fez graduação em Gastronomia, fez umas paradas na TV (Iron Chef Brasil e Esse Doce tem História – GNT) e recentemente assumiu um novo papel: ser pai da Manu.
A honraria que o chef Paulo Rocha poderá receber nos próximos dias chancela toda essa linda trajetória que é repleta de representatividade para muitos e muitas de nós (pessoas pretas e pardas). Não é demais saber que um dos nossos tem se destacado na alta gastronomia!? Eu, particularmente, fico cheio de orgulho. Paulo, estamos torcendo para você trazer essa medalha para você, para Manu e para a gente! Sua vitória é a nossa também!
Leia também: Quilombo Baía Formosa e a importância da Economia Pretagonista