Uma grande ação social no Morro do Chapadão, localizado em uma das regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, marcará, neste sábado (06), às 15h, a inauguração da Casa da Juventude, da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio). É a primeira vez que o local recebe uma ação deste tipo.
Com previsão de atendimento de 1.200 jovens de 15 a 29 anos por mês, o local oferecerá capacitação e orientação pessoal e profissional em diversas áreas, como tecnologia, alimentos e bebidas, turismo e estética, por exemplo. O evento de lançamento terá a presença do Prefeito Eduardo Paes e do Secretário Especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira.
A unidade terá opções de cursos de formação, palestras e outras atividades socioculturais capazes de auxiliar os jovens em sua vida pessoal e profissional. As oportunidades na Casa da Juventude também buscam estimular o desenvolvimento dos jovens em soft e hard skills, com acompanhamento psicológico e criação de trilhas de conhecimento para ingresso no mundo do trabalho.
O Secretário Especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, destaca a importância das Casas da Juventude para a qualificação e direcionamento de novos profissionais que, antes, estariam em total desocupação.
“O Chapadão é uma área extremamente carente e concentra alguns dos piores indicadores de juventude, com um grande número de jovens em busca de oportunidades. O que nós queremos é capacitar esses jovens e dar oportunidades para que olhem para frente e enxerguem um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento atinge não apenas eles, mas todo o seu entorno. Toda a comunidade. Eu acredito que só assim conseguiremos mudar e melhorar, cada vez mais, não só o Chapadão, mas toda nossa cidade”, afirmou o secretário.
Oficinas e oportunidades
No dia da inauguração, a JUVRio preparou uma programação de ações sociais que serão oferecidas para os moradores da região, a partir das 12h. Será possível tomar as doses de vacina contra a Covid-19 e a Influenza (gripe), realizar teste de infecções sexualmente transmissíveis (IST), tirar documento de identidade e fazer o cadastro em um banco de oportunidades de emprego. Profissionais de beleza, como trancistas e barbeiros, atenderão gratuitamente no local.
Leia também: Favela Mundo abre inscrições para 500 vagas em oficinas artísticas
A Casa da Juventude do Chapadão funcionará das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados. Todas as oportunidades de cursos, formações, oficinas, palestras e demais atividades serão divulgadas pelas redes da Secretaria da Juventude: www.instagram.com/juvrio.
Quem pode participar
De portas abertas, as Casas da Juventude têm como foco o atendimento aos jovens realizadores locais e a juventude em vulnerabilidade. Terão como meta beneficiar os egressos ou em cumprimento de medida socioeducatentre esses, destacam-se os jovens negros, moradores de favelas e regiões periféricas, membro de famílias com renda mensal de até três salários-mínimos, de famílias beneficiárias de programas sociais, jovens mães, em distorção da idade-série ou fora da escola. As Casas também recebem egressos do sistema prisional, pessoas em situação de abrigamento ou em situação de rua.
Este é mais um equipamento público inaugurado pela JUVRio desde agosto de 2021. Além das Casas da Juventude, é possível realizar cursos tecnológicos nos Espaços da Juventude nos bairros Estácio, Cidade de Deus e Vigário Geral.
SERVIÇO
Inauguração da Casa da Juventude do Chapadão
Data: 6 de maio, às 15h
Endereço: Rua Soldado Evilásio de Assis, lote 41, quadra C – Chapadão