A cantora do grupo Melanina Carioca, Ananda, respondeu neste domingo (24) em seu Instagram o suposto áudio racista de Ana Paula Minerato, que era musa da Gaviões da Fiel até esta manhã, mas foi desligada em nota oficial da instituição. No áudio em questão Minerato teria chamado Ananda de “cabelo duro” e “neguinha”, por ciúmes do namorado.
“Não tenho medo de você não, tá?! Agora tu vai ver o que tu arrumou pra tu. Sabe que aí tu meteu um tópico muito delicado, aí agora o buraco vai ser mais embaixo e tu vai ter que aguentar. Não foi mulher pra falar? Agora tu falou pra todo mundo. Agora eu tô sabendo e geral sabe. Agora vai ser uma pi“, disse Ananda.
No áudio atribuído a Minerato, ela teria dito ao namorado:
“Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África”, é a mensagem de voz de suposta autoria de Ana Paula Minerato.
Os internautas cobraram um posicionamento da Gaviões da Fiel. A torcida e escola de samba são engajadas em questões sociais e tem posicionamento contra hegemônico. Na manhã desta segunda (25) a instituição informou o desligamento da musa em nota. Confira abaixo:
“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.
Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.
Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história.”
Ananda, logo após saber do áudio desabafou em seus stories:
“Tava aqui de boa na praia, curtindo minha vida, quando me deparo com esse absurdo, advindo de uma pessoa que, amiga com todo respeito: tu se acha tão bonita assim pra desmerecer a beleza de outras pessoas são diferente de você?…Um pouco pretensiosa, não acha, não?!”, argumentou Ananda.
Leia mais notícias por aqui: Estudantes de colégio militar cantam música com apologia à violência policial: “Se eu não te matar, vou te prender”