Nesta segunda-feira (10) começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde, a ação deve ser realizada até o dia 31 de maio, com a meta de vacinar cerca de 90% de cada uma das categorias que compõe os grupos prioritários, que este ano incluem, por exemplo, idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes.
Também estão inclusos no grupo que será atendido nesta primeira etapa: puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, e caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
Além disso, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e toda a população privada de liberdade também devem se vacinar nesta fase da campanha, de acordo com o Ministério da Saúde.
Leia também: Preservar selva amazônica permite economizar US$ 2 bi em gastos com saúde, diz estudo
Para se vacinar contra o vírus da Influenza, que causa gripe, é necessário levar a carteira de vacinação, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identidade em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do SUS. Quem não faz parte de nenhum grupo prioritário deve aguardar o avanço do calendário de cada região.
0 Replies to “Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda”