Nome do Museu do Amanhã pode ser alterado em homenagem a Glória Maria

87061930-retrospectiva-2017-gloria-maria-e-sergio-chapelin-gravam-a-retrospectiva-2017..webp

Nesta quinta-feira (29) os vereadores da cidade do Rio de Janeiro aprovaram a mudança do nome do Museu do Amanhã, em homenagem à jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro deste ano vítima de um câncer. O projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara do Rio vai passar pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) vetar ou sancionar a nova lei.

Caso seja sancionada, o nome do museu passará a ser Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria. Como justificativa, o texto do PL afirma que a homenagear a jornalista mudando o nome do museu que fica localizado na Praça Mauá, no Centro do Rio, é uma forma de reconhecer o trabalho da profissional que foi “uma mulher à frente do seu tempo”.

Glória Maria faleceu no dia 02 de fevereiro, no Rio de Janeiro – Foto: Redes sociais

“Uma desbravadora de notícias e culturas, que imprimia sua personalidade corajosa em tudo que fazia. Marcou a história da TV com uma intimidade de quem conversava com as câmeras, trazendo o público para dentro de suas matérias. O brasileiro viajou com suas histórias, conheceu o mundo através de suas reportagens e aplaudia a forma simples de fazer o diferente”, diz parte do texto do projeto de autoria da vereadora Rosa Fernandes (PSC).

Os vereadores Alexandre Beça (PSD) e Luciano Medeiros (PSD) também assinam o projeto.

Glória Maria faleceu no dia 02 de fevereiro, no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer de pulmão, descoberto em 2019. Antes de falecer, a jornalista descobriu uma metástase no cérebro.

Nascida e criada no Rio de Janeiro, a jornalista foi a primeira jornalista a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, sendo uma grande referência para jornalistas, principalmente para os profissionais negros. Com reportagens em mais de 100 países, Glória Maria registrou e protagonizou momentos históricos, como quando entrevistou o cantor Michael Jackson.

Leia também: Morre Glória Maria, um dos ícones do Telejornalismo brasileiro

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top