Ícone do site Notícia Preta

Brasil perde uma de suas maiores atrizes, Chica Xavier morre aos 88 anos

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Uma das maiores atrizes do Brasil, Chica Xavier, a Chica Xavier, faleceu neste sábado (08/08), aos 88 anos, em decorrência de câncer. A atriz estava internada no Hospital Vitória, na Barra. Além de uma grande atriz, Chica era, e sempre será, uma das maiores representantes da arte e da cultura negra no Brasil.

“Minha vó sempre colocou amor em tudo. Ela fez grandes personagens, nunca viveu uma vilã. Essa data 08/08 traz o significado de infinito, e minha vó é o próprio infinito”, disse a atriz, e neta de Chica, Luana Xavier.

Natural de  Salvador, onde nasceu em 1932, Chica mudou-se para o Rio em 1953, onde estudou teatro com Pascoal Carlos Magno. Em 1956, a atriz estreava no Teatro Municipal, na histórica montagem “Orfeu da Conceição”, com texto de Vinicius de Moraes. A atriz ffazia o papel da Dama Negra, que simbolizava a Morte, e atuava ao lado de Haroldo Costa, Léa Garcia, Cyro Monteiro, Dirce Paiva e Clementino Kelé, com quem é casada desde então.

Ao todo, a atriz participou de 26 novelas na TV Globo, além de 11 minisséries e 10 programas especiais, como Caso Verdade, Caso Especial e Teletema.

Ela também participou de produções no Canal Futura e nas TVs Bandeirantes, Manchete e Educativa.

Chica ainda esteve presente em 11 filmes, entre eles um clássico do Cinema Brasileiro – “O assalto ao trem pagador”, de 1962, dirigido por Roberto Farias.

*matéria em construção*

Sair da versão mobile