Brasil fica coberto por fumaça de incêndios, indica Climatempo

imagem-18.webp

Diferentes regiões do Brasil estão sofrendo com “uma enorme nuvem de fumaça” conforme indica o Climatempo, por conta da fuligem dos focos de incêndios no país. Por isso em alguns lugares não tem sido possível ver o céu azul, e segundo o Climatempo, a fumaça só deve diminuir com a chegada da chuva.

Elas estão previstas para cair entre os dias 12 e 15 de setembro apenas no sul do país, no extremo sul de São Paulo e na fronteira de Mato Grosso Sul com o Paraguai. Mas o restante do país segue sem previsão de chuva, com o tempo seco e quente.

Imagen de satélite mostra Brasil encoberto por fumaça dos incêndios /Foto: Reprodução/ Climatempo

Mas especialistas apontam que essa fumaça pode chegar a outros países, como Argentina e Uruguai. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do dia 1 de janeiro até 7 de setembro de 2024, foram identificados 156.023 focos de fogo no Brasil. Esse número é o maior para o período desde 2014.

Os especialistas também indicam que a fumaça vem principalmente da região sul da Amazônia, sendo que a Amazônia Legal já possui o maior número de focos de fogo em 19 anos.

O Climatempo também indica a forte onda de calor no paía, com cidades com temperaturas acima de  40°C, o que implica na manutenção dos incêndios, e por tanto, da presença da fumaça no país.

Leia também: Defesa Civil diz que 99,9% dos incêndios em SP foram causados por ação humana

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top