Um trecho do cortejo da Lavagem do Bonfim, em Salvador (BA) foi isolado, durante a tarde desta quinta-feira (12), após suspeita de bomba. O objeto estaria dentro de uma mochila e foi responsável pela interdição do Largo da Calçada, próximo a sede do corpo de bombeiros.
Após levantar suspeita de bomba, os bombeiros acionaram a Polícia Militar, que em seguida verificou a mochila e negou a presença de explosivo. Segundo informações de testemunhas, a mochila foi deixada no local por um homem, que não foi identificado.
Leia também: Após interrupção de 2 anos, Festa do Bonfim volta a acontecer em Salvador
A tradicional Lavagem do Bonfim retornou este ano. Depois de parado por dois anos devido a pandemia da Covid-19, o cortejo contou com a presença de milhares de pessoas, além de autoridades da região. O atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do prefeito Bruno Reis (União Brasil), acompanharam o cortejo até a igreja do Bonfim.
Oxalá
Devido ao forte sincretismo religioso baiano, o Sr. do Bonfim é associado ao orixá Oxalá. Sendo um dos mais importantes da devoção de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e umbanda.
Omolu entregou a Oxalá a missão de criar o universo, todos os seres e as coisas existentes nele. Assim, sendo um dos mais velhos orixás, ele é o pai dos homens, da humanidade. Sua sabedoria se torna símbolo de reverência, com Oxalá seus caminhos são da vitória.