Bolsa Família terá bônus de R$50 para lactantes e permissão de empréstimo a quem recebe BPC

image_processing20200201-29235-n8rlox-1.jpg

Brasília - Lorrane Paiva partcipa com seu bebê do mamaço” em plena estação de metrô de Samambaia, como forma de superação ao que ainda resta de preconceito contra um gesto natural. O ato também servirá de abertura para a campanha Incentive a Vida.( Elza Fiuza/Agência Brasil)\r

O Bolsa Família vai pagar um bônus de R$ 50 para mulheres beneficiadas pelo programa que estejam amamentando os filhos, e será pago por até 6 meses. A emenda foi aceita e inclusa no relatório da Medida Provisória do programa. A MP inicial do governo só previa o pagamento extra para gestantes e crianças entre 7 e 18 anos.

De acordo com o relator, o deputado Dr. Francisco (PT), o valor adicional já foi alinhado com o governo federal, que deve começar a ser pago em junho. Também está incluso no novo texto a possibilidade de titulares de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) usarem ele para fazer empréstimo consignado mas com um limite de até 30% de comprometimento da renda mensal.

O bônus para as beneficiárias lactantes será pago por até 6 meses /Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Esses titulares são idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, cujo rendimento familiar é de até 25% do salário mínimo por pessoa da família. Mas os demais aposentados e pensionistas, continuam com uma margem para crédito com desconto em folha de 45%.

Além disso o novo relatório também vai permitir que 5% do benefício seja comprometido para a amortização de despesas contraídas por cartão de crédito. Após o pedido de adiamento da votação da MP do Bolsa Família, que vai acontecer nesta quarta-feira (10) na Comissão Mista no Congresso Nacional, foram apresentadas 257 emendas, e 43 foram aceitas, modificando o texto original.

Leia também: Suspeitando de fraude, Governo pode tirar 1,2 milhão de pessoas do Bolsa Família

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top