O influenciador digital Vinícius Oliveira Santos, conhecido como Boca de 09, foi alvo de racismo durante uma transmissão ao vivo. O episódio aconteceu enquanto ele participava de uma live com uma mulher estrangeira.
Durante a transmissão, a mulher exibiu repetidas imagens de macacos, insinuando que o influenciador teria semelhança com os animais. Revoltado, Boca de 09 afirmou que aquela conduta configurava crime no Brasil e reagiu imediatamente ao perceber o teor racista das ações da convidada, que ainda não foi identificada. “Me chamou de macaco, em live, em rede nacional, não acredito nisso”, disse ele, surpreso com a violência da atitude.
Visivelmente abalado, o influenciador questionou a postura da mulher, que continuou mostrando as imagens de macacos enquanto falava em espanhol. Não foi possível identificar de qual país ela é. “Macaco? Racista! Você é racista, é? Eu sofri racismo, pelo amor de Deus! Ninguém está vendo isso? Vocês estão fechando os olhos?”, desabafou Boca de 09 durante a transmissão.
Mesmo questionada, a mulher não mostrou qualquer pudor ao continuar insinuando que há uma semelhança entre o influenciador e os animais mostrados por ela. A transmissão aconteceu no Kwai e o baiano questionou a plataforma no momento do crime. Até o momento, no entanto, não há informações sobre punição para a conta da estrangeira.
Natural de Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador, Boca de 09 ganhou destaque nas redes sociais produzindo conteúdos de humor e já acumula mais de 11 milhões de seguidores apenas no Instagram. Neste ano, o influenciador voltou a viralizar ao protagonizar um encontro inusitado nos Estados Unidos ao lado de Jimmy Butler, astro do Miami Heat. Os dois apareceram juntos jogando truco e futevôlei, registrando momentos que rapidamente se espalharam pelas redes.
Leia também: Fred Nicácio fala sobre desigualdade racial na formação médica: “ a medicina é branca, elitista e classista”










