Show no Teatro Rival Petrobrás vai reunir pérolas do soul, funk, charme e hip-hop, sob o comando de DJ Corello e Dom Filó
Para celebrar os 50 anos da chegada da black music no Brasil, a Cultne e o Teatro Rival Petrobrás promovem a primeira edição do baile show “Eu amo Black Music”, no dia 8 de novembro. A festa terá o comando de dois ícones do histórico movimento Black Rio: DJ Corello e Dom Filó, com clássicos do soul, funk, charm, hip-hop, afrobeat, R&B e outros ritmos da música negra de todo o mudo.
Marco Aurélio Ferreira, mais conhecido como DJ Corello, é uma referência da música e cultura carioca. Ele foi destaque do Movimento Black Rio nos anos 70 e em 80, e introduziu no Brasil o termo charme, a partir do Rio de Janeiro, criando o Movimento Charme, que hoje tem no Viaduto de Madureira sua maior referência.
Já Asfilófio de Oliveira Filho, o Dom Filó, foi um dos principais mentores do Movimento Black Rio e o primeiro produtor musical a lançar, nos anos 70, a famosa Noite do Shaft, no Renascença Clube, marco da chegada da black music no país. Atualmente, é produtor cultural, documentarista, diretor de TV, jornalista, engenheiro e DJ, além de fundador e CEO da Cultne TV.
A festa também terá a participação de DJs de diferentes gerações da black music, como a DJ Gab, o DJ Pachu e o DJ A, além da presença especial de dançarinos professores fazendo os passinhos de dança. No telão, serão exibidas as imagens que nortearam a história contemporânea do movimento negro no Brasil pela Cultne TV – a primeira televisão brasileira 100% dedicada à cultura negra.
Este momento é uma oportunidade para refletir sobre a evolução da música negra no país e sua interseção com questões sociais e políticas. Essas celebrações não só honram o passado, mas também promovem um futuro mais inclusivo e diversificado, ressaltando a importância contínua da black music em sua contribuição para a Música Preta Brasileira.
Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, a partir de R$ 35.
Saiba mais sobre os participantes:
DJ Corello – Marco Aurélio Ferreira, mais conhecido como DJ Corello, é um ícone da música e cultura carioca. Cria do Morro da Coroa, iniciou sua carreira como dançarino e fez história como um dos primeiros DJs a mixar no Brasil. Ele foi destaque do Movimento Black Rio nos anos 70 e em 80, e introduziu no Brasil o termo charme, a partir do Rio de Janeiro, criando o Movimento Charme, que hoje tem no Viaduto de Madureira sua maior referência. Mesmo enfrentando preconceito e desafios, DJ Corello se tornou um símbolo da cultura negra e lotou bailes por toda a cidade, da Zona Sul à Zona Norte.
Dom Filó – Asfilófio de Oliveira Filho, Dom Filó, como é mais conhecido, é produtor cultural, documentarista, diretor de TV, jornalista, engenheiro e DJ. Fundador e CEO da Cultne TV, a primeira televisão brasileira dedicada 100% a cultura negra no país. Protagonista e produtor associado do filme “Black Rio! Black Power!” dirigido pelo diretor Emilio Domingos, foi o primeiro produtor musical a lançar nos anos 70 a famosa Noite do Shaft no Renascença Clube, lançando a equipe Soul Grand Prix e a Banda Black Rio. Dom Filó também é um dos principais mentores do Movimento Black Rio.
DJ Gab – É moradora da comunidade da Cidade de Deus em Jacarepaguá (RJ) e formada pela oficina de DJs Urban Work the Responsa e Curso de DJs na Vila Kennedy, com o DJ Will. Seu envolvimento com a música vem desde muito cedo através de influência familiar com o R&B, Hip-Hop, Funk e Samba. Mais tarde, se aproximou do Charme e suas vertentes, através do Hip-Hop, que passou a fazer parte do seu estilo de vida. Atualmente ela é DJ residente do Viaduto de Madureira na zona norte do Rio de Janeiro.
DJ Pachu – Começou junto com o nascimento do Hip Hop genuinamente carioca na Zoeira, onde foi o residente, a famosa festa da Lapa foi, e até hoje é considerada a maior referência de evento de Hip-Hop do estado. Desde lá tocou no Rio e no Brasil inteiro levando muitas batidas quebradas por onde passa. Seus sets vão do Hip-Hop ao Miami Bass, do Samba Rock ao Disco. Tocou em Portugal e nos Estados Unidos. Durante anos, foi DJ de Gustavo Black Alien para quem produziu, algumas faixas também.
DJ A – Cria do Morro do Alemão com mais de 30 anos de trajetória na cena musical preta, DJ A é um dos precursores na cultura Black carioca, foi pioneiro no subúrbio carioca na inserção do Hip-Hop na zona norte do Rio de Janeiro, sendo um dos pilares na fundação do tradicional Baile do Viaduto de Madureira. Possui colaborações e assinatura nos trabalhos de uma série de nomes de peso da música brasileira. Como: MV Bill, Hanna Lima, Du Ghetto e Edmon Costa, entre outros.
CULTNE TV – É o primeiro canal da televisão brasileira 100% dedicado à cultura negra. Somos uma plataforma de streaming e um app de celular com programação ao vivo. Somos entretenimento, música, esporte, educação, movimentos sociais, religião, comunicação, saúde e conteúdos especiais. Acesse cultne.tv
Serviço
Título: Baile Show “Eu Amo Black Music”
Data: 8 de Novembro – Sexta
Horário: Das 19h30 ás 00h30
Local: Teatro Rival Petrobrás
Atrações: DJ Corello, Dom Filó, DJ Pachu, DJ Gab e DJ A
Endereço: Rua Álvaro Alvim, nº 33/37 – Centro RJ
Leia mais notícias aqui: Justiça permite que candidato branco assuma Tribunal de Contas da Bahia através de cota racial