“Sinhá moça tá te chamando”, Zezé Motta sofre ataques racistas de bolsonarista em sua rede social

Zezé Motta

A atriz Zezé Motta sofreu agressões racistas de um internauta bolsonarista em sua conta do Instagram .  Em um dos comentários o endereço marlonrick8, disparou a seguinte frase. “estou precisando de diarista, depois você me manda o seu currículo?”. Em seguida também comentou “Sinhá moça tá te chamando”.

Em resposta aos ataques racistas, Zezé Motta publicou em suas redes sociais: tem uma turma de bolsonaristas que resolveu me atacar, desde semana passada tá sendo esse porre, que gente é essa? Esse indivíduo aqui, resolveu me fazer essa proposta lá no Instagram. Que nível, asco, escrotidão…”, afirmou.

Não é a primeira vez que a atriz é vítima de insultos racistas. Em suas redes sociais ela conta sobre episódio que aconteceu com ela no início da sua profissão “Quando comecei minha carreira eu cantava, dançava… Os jornais se referiam a mim como mulata. Saía assim: “Mulata tal, que faz o coro na peça, promete!”. – Aí comecei a falar nas entrevistas que era filha de preto com preto, e preto com preto não dá mulato… Né não?”, afirma.

Com evidências históricas o trabalho doméstico sempre foi desvalorizado socialmente e efetuado majoritariamente por mulheres negras. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2021 as mulheres representam 92% das pessoas ocupadas no trabalho doméstico no Brasil, das quais 65% são negras. Também de acordo com esse estudo as mulheres negras, receberam 20% a menos do que as não negras. Os números evidenciam uma desigualdade social, de gênero de raça/ etnia.

Diante da repercussão dos ataques racistas a atriz também comentou “Ao longo da minha vida passei por muitas situações de racismo declarado, a luta continua…”. Disse em suas redes sociais. Em contraponto ao racismo, a atriz recebeu milhares de mensagens de apoio e solidariedade em suas redes sociais.

Leia também: Conheça a Pequena África, no RJ. O NP fez o circuito com Zezé Motta e Taís Araújo

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

Deixe uma resposta

scroll to top