O papel de Maria no grande espetáculo natalino baseado na cultura brasileira, o ‘Baile do Menino Deus’, será interpretado por uma mulher negra, a atriz, cantora e compositora pernambucana Laís Senna. Ela faz par com um José vivido no palco, pela primeira vez, por um ator indígena, o pernambucano chamado Caique Ferraz.
As apresentações ocorrem neste sábado (23), na véspera de natal no domingo (24) e no próprio dia de natal, segunda-feira (25). Todas elas acontecem no Marco Zero do Recife, principal espaço de eventos culturais de Pernambuco, e ficam acessíveis ao público pelo canal do Baile no YouTube.
Laís é formada em canto lírico, estuda o popular e tem trânsito pelas principais manifestações artísticas do litoral ao sertão do estado. É uma artista versátil, talentosa e se projeta como um dos nomes em ascensão na cena pernambucana.
A escalação dela como Maria reflete o perfil representativo das identidades brasileiras característico do Baile, encenação criada há 40 anos como forma de contar livremente a história bíblica sob sincretismo religioso, diversidade e elementos da cultura nacional.
A valorização da origem afro-brasileira no espetáculo se estende à inclusão de maracatus, músicas, cantos e bailarinos (neste ano, o corpo de baile é acrescido de dançarinos de hip-hop) ao lado de influências indígenas e ibéricas constituintes da história do país.
A montagem coleciona adaptações em vários estados – neste ano, 2023, já se sabe de uma no Paraná e outra em São Paulo – e se notabiliza por preterir os estrangeirismos associados ao período, como papai noel, neve, trenós, em favor de cantigas, brincadeiras, rezas, reisados, cavalo-marinho, tradições perpetuadas pela oralidade.
O acesso é gratuito, e não é necessário retirar ingresso para assistir. Quem não puder ir presencialmente, pode acompanhar as apresentações pelo Youtube.
Leia também: População cita os pratos que não podem faltar na ceia de Natal