Após sofrer racismo no Facebook por um internauta, a deputada federal Benedita da Silva (PT), de 78 anos, registrou nesta segunda-feira (31) um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e delitos de intolerância (Decradi), no Centro do Rio.
As ofensas foram direcionados à parlamentar por ela ter sido a responsável pela consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que levou ao fatiamento proporcional do fundo eleitoral entre candidatos brancos e negros a partir de 2022.
Na publicação, o internauta menciona termos como “negra idiota” e “preta ridícula”, referindo-se a deputada de 78 anos. Ele menciona ainda os quilombolas de maneira pejorativa e afirma que as cotas eleitorais vão “inviabilizar os partidos”.
“É lamentável que ainda tenhamos episódios assim, mas continuarei lutando, como sempre fiz em toda a minha vida. Não vão me calar jamais, pois racistas não passarão!”, disse Benedita após o registro da ocorrência.
Na denúncia, a parlamentar acusa o usuário pelo crime de racismo, injúria e difamação racial. O suspeito é um homem que se apresenta como “administrador especialista em gestão de pessoas” e morador de Belém (PA).