Após ser acusada de plagiar projeto de Emicida, Duda Beat se pronuncia e apaga nota em seguida

279076380_176106798105360_8475016146087262398_n.jpg

A cantora Duda Beat decidiu se manifestar nas redes sociais nesta quarta-feira (18) por meio de uma nota oficial, por conta das acusações de plágio envolvendo ela e Juliette, com a música “Magia Amarela“. A cantora afirmou que havia reconhecido as semelhanças do trabalho proposto pela marca que estava representando, mas depois de um tempo, decidiu apagar o post.

Viemos informar que não existe qualquer participação criativa da artista na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário […] Quando recebeu a letra da musica para gravar, Duda e equipe identificaram a semelhança com o conceito artístico do projeto AmarElo, de Emicida e Lab Fantasma“, dizia um trecho da nota publicada pela artista, e apagada em seguida.

Na esquerda, a capa do single e na direita, capa do documentário “Amarelo – é tudo pra Ontem” /Foto: Reprodução

Na nota, Duda afirma que foi contratada pela marca Bauducco, através da Agência Galeria, para ser um dos talentos da campanha publicitária e intérpretes da canção. A artista também afirma que apesar de reconhecer a semelhança entre a canção e ideia proposta pela marca e o projeto de Emicida, acreditava que o material possuia o consentimento dos idealizadores.

Desde o primeiro contato entre agência e escritório da artista, ainda na fase de negociação, o nome de Felipe Vassão (um dos autores do projeto musical e da canção AmarElo) estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial (que ainda não existia e nem tinha o nome de “Magia Amarela”). A exclusão de Vassão do time de autores do jingle NÃO foi informado pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores pro projeto original AmarElo“, dizia a nota.

Apesar do que coloca a nota, Felipe Vassão se pronunciou nas redes afirmando que não fez parte do projeto. “Não tenho nenhum envolvimento com a nova música “Magia Amarela da Juliette e Duda Beat“, escreveu ele, em uma publicação que foi compartilhada pelo produtor e irmão de Emicida, Evandro Fióti, que também acusou o projeto de plagiar o material produzido por Emicida. anunciando o cancelamento da campanha.

A cantora termina afirmando que ela e sua equipe são “expressamente contrarios a qualquer evidência de plágio ou apropriação de ideia criativa sem o consentimento de seus autores legais“.

Pronunciamento da empresa

A própria Bauducco, após a repercussão, publicou uma nota afirmando que o objetivo da camapanha era “celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão“.

Na nota, a empresa tmabém afirma que a tipografia usada já foi usada pela marca em outras ocasiões, e que a participáção das cantoras “se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha“.

Por fim, a empresa anunciou o cancelamento da campanha. “Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração“, escreveu.

Entenda

Após a artista Juliette lançar a música “Magia Amarela“, em parceria com a cantora Duda Beat, nesta terça-feira (17), as artistas foram acusadas de plagiar o projeto “AmarElo”, de Emicida, que foi lançado em junho de 2019. Internautas apontaram as semelhanças entre os dois projetos a partir da fonte usada, os elementos do cenário da capa do single, além do próprio conceito do trabalho, e o nome.

Além dos internautas, Evandro Fióti também denunciou o plágio, desabfando nas redes. “A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Entendeu? Tem noção o ódio que gera? Tem noção a vontade que dá de botar fogo em tudo?“.

Em nota, a equipe da Juliette afirmou que estão tomando as medidas cabíveis.“Informamos que a música “Magia Amarela” faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.

Leia também: Juliette e Duda Beat são acusadas de plagiar “Amarelo”, do Emicida, em novo single

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top