A cantora Duda Beat decidiu se manifestar nas redes sociais nesta quarta-feira (18) por meio de uma nota oficial, por conta das acusações de plágio envolvendo ela e Juliette, com a música “Magia Amarela“. A cantora afirmou que havia reconhecido as semelhanças do trabalho proposto pela marca que estava representando, mas depois de um tempo, decidiu apagar o post.
“Viemos informar que não existe qualquer participação criativa da artista na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário […] Quando recebeu a letra da musica para gravar, Duda e equipe identificaram a semelhança com o conceito artístico do projeto AmarElo, de Emicida e Lab Fantasma“, dizia um trecho da nota publicada pela artista, e apagada em seguida.
Na nota, Duda afirma que foi contratada pela marca Bauducco, através da Agência Galeria, para ser um dos talentos da campanha publicitária e intérpretes da canção. A artista também afirma que apesar de reconhecer a semelhança entre a canção e ideia proposta pela marca e o projeto de Emicida, acreditava que o material possuia o consentimento dos idealizadores.
“Desde o primeiro contato entre agência e escritório da artista, ainda na fase de negociação, o nome de Felipe Vassão (um dos autores do projeto musical e da canção AmarElo) estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial (que ainda não existia e nem tinha o nome de “Magia Amarela”). A exclusão de Vassão do time de autores do jingle NÃO foi informado pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores pro projeto original AmarElo“, dizia a nota.
Apesar do que coloca a nota, Felipe Vassão se pronunciou nas redes afirmando que não fez parte do projeto. “Não tenho nenhum envolvimento com a nova música “Magia Amarela“ da Juliette e Duda Beat“, escreveu ele, em uma publicação que foi compartilhada pelo produtor e irmão de Emicida, Evandro Fióti, que também acusou o projeto de plagiar o material produzido por Emicida. anunciando o cancelamento da campanha.
A cantora termina afirmando que ela e sua equipe são “expressamente contrarios a qualquer evidência de plágio ou apropriação de ideia criativa sem o consentimento de seus autores legais“.
Pronunciamento da empresa
A própria Bauducco, após a repercussão, publicou uma nota afirmando que o objetivo da camapanha era “celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão“.
Na nota, a empresa tmabém afirma que a tipografia usada já foi usada pela marca em outras ocasiões, e que a participáção das cantoras “se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha“.
Por fim, a empresa anunciou o cancelamento da campanha. “Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração“, escreveu.
Entenda
Após a artista Juliette lançar a música “Magia Amarela“, em parceria com a cantora Duda Beat, nesta terça-feira (17), as artistas foram acusadas de plagiar o projeto “AmarElo”, de Emicida, que foi lançado em junho de 2019. Internautas apontaram as semelhanças entre os dois projetos a partir da fonte usada, os elementos do cenário da capa do single, além do próprio conceito do trabalho, e o nome.
Além dos internautas, Evandro Fióti também denunciou o plágio, desabfando nas redes. “A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Entendeu? Tem noção o ódio que gera? Tem noção a vontade que dá de botar fogo em tudo?“.
Em nota, a equipe da Juliette afirmou que estão tomando as medidas cabíveis.“Informamos que a música “Magia Amarela” faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.
Leia também: Juliette e Duda Beat são acusadas de plagiar “Amarelo”, do Emicida, em novo single