Em cartaz com o espetáculo Embarque Imediato, até o dia 16 de junho, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, o baiano Antônio Pitanga será homenageado com a Medalha Zumbi dos Palmares, atribuída a pessoas, grupos ou entidades que se destacam na luta em defesa dos afrodescendentes e no combate ao racismo e à intolerância religiosa. A cerimônia acontece na Câmara Municipal de Salvador, nesta quinta-feira (6), às 15h.
O espetáculo Embarque Imediato, com texto inédito de Aldri Anunciação e direção de Marcio Meirelles, Antônio Pitanga contracena pela primeira vez com seu filho, o também ator Rocco Pitanga. A obra apresenta um encontro entre um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro ou entre a África e a diáspora. Ou entre pai e filho em cena.
A honraria é uma realização da Câmara Municipal de Salvador, idealizada pela deputada estadual Olívia Santana, em reconhecimento ao trabalho artístico de Antônio Pitanga e sua contribuição para a cultura da Bahia e do Brasil, ao longo dos últimos 59 anos. “Pitanga orgulha a Bahia pelo trabalho que realiza, pelo compromisso que tem com as questões vinculadas à defesa dos direitos humanos, ao acesso e promoção da cultura, e por ser um exemplo de pai”, destacou Olívia.
Prestes a completar 80 anos, o filho de Dona Maria da Natividade, nasceu no Pelourinho e ganhou o mundo ainda muito cedo. Pitanga foi parte da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde aprimorou o dom nobre, para posteriormente protagonizar grandes obras no teatro, cinema e televisão.