Na manhã desta quarta-feira (3), em coletiva de imprensa na Casa do Carnaval, em Salvador, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, anunciaram a retomada do Japer, acordo de cooperação bilateral para eliminação da discriminação racial e étnica nos dois países. A primeira reunião de trabalho vai acontecer no dia 23/05, em Brasília.
“O presidente Biden me escolheu para ser a face dos Estados Unidos nas Nações Unidas. Estamos aqui em Salvador o coração do Brasil negro, porque essa cidade representa tanto o passado de racismo quanto o futuro otimista que queremos”, disse Linda.
A ministra Anielle Franco destacou a importância das políticas de ações afirmativas e das possibilidades de intercâmbio entre os países para uma formação de qualidade para os jovens.
“É muito histórico o que a gente já tem feito. Um acordo que foi assinado em 2008, que fica parado, mas que tem muita potência para crescer e para transformar vidas de muitas pessoas negras”. No Japer, além do eixo de educação teremos outros como saúde, cultura e memória e combate à violência letal.
Também estavam na coletiva a representante especial dos EUA para Equidade Racial e Justiça do Departamento de Estado, Desirée Cormier Smith, a Secretária Municipal de Igualdade Racial de Salvador, Ivete Sacramento, e a Secretária Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães.
Essa é uma das agendas de articulação internacional que a ministra vem fazendo. Em fevereiro deste ano, Anielle Franco esteve nos EUA em comitiva presidencial para a retomada do JAPER. Na semana passada, Anielle esteve em Portugal e Espanha, junto à comitiva do presidente Lula, para firmar acordos de cooperação e investimentos em políticas públicas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial com o Brasil e os dois países.
Leia também: Ministra Anielle Franco afirma que cota racial é maior política de reparação da história