Lista anual destaca nomes emergentes do esporte, ativismo, ciência e política, com a ministra brasileira sendo reconhecida por sua luta pela igualdade racial
Fonte: Ministério da Igualdade Racial
A revista “Time” revelou nesta quarta-feira, dia 2, sua lista “Time 100 Next”, destacando as personalidades da nova geração que prometem moldar o futuro global. Entre os selecionados está a ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, que se junta a nomes do esporte, ativismo, ciência e política. Anielle é a única brasileira da lista.
“É uma honra estar ao lado de tantas pessoas que estão lutando por um mundo mais justo e igualitário. Este reconhecimento é, na verdade, um reflexo do trabalho coletivo por uma sociedade onde a igualdade racial e a justiça social sejam realidade. Dedico a todas as mulheres negras e às periferias do Brasil, que são a verdadeira fonte da minha força e resistência”, afirmou a ministra.
Anielle, cujo ativismo nasceu nas ruas da favela da Maré, no Rio de Janeiro, foi retratada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. “Para muitos no Brasil, incluindo eu mesma, Anielle Franco é um farol de esperança e resiliência”, escreveu Guajajara.
A presença de Anielle na lista ressalta sua capacidade de articulação e liderança na agenda pela igualdade racial, reforçando seu papel como símbolo de resistência e compromisso com os direitos humanos. Este não é o primeiro reconhecimento internacional da ministra. Em 2023, ela também foi eleita uma das mulheres do ano pela mesma revista.
Leia mais notícias aqui: “Poder é Pele Preta”: Festival de Cultura e Gastronomia de Macaé reconhece grandes chefs pretos da Gastronomia