Ícone do site Notícia Preta

Ana Paula Xongani apresenta minidocumentário sobre educação para meninas negras a convite de Michelle Obama

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Documentario de Ana Paula Xingando foi produzido a pedido de Michelle Obama – Foto: Reprodução Redes Sociais

Na última terça feira (17), a criadora de conteúdo paulista Ana Paula Xongani publicou o minidocumentário que apresentou a convite de Michelle Obama, “Por que preciso voltar para a escola?”, uma obra audiovisual sobre educação para meninas negras. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma parceria da Girls Opportunity Alliance, da Obama Foundation, com o programa Creators for Change, do YouTube. 
O Creators for Change do Youtube é um programa que destaca criadores de conteúdo para iniciarem debates sociais relevantes.
Foram escolhidas, em todo o mundo, oito criadoras de conteúdo para produzir minidocumentários sobre educação para meninas. No Brasil, além de Ana Paula, a carioca Julia Tolezano, a Jout Jout, também foi selecionada.

“Por que preciso voltar para a escola?” é o episódio de Ana Paula Xongani. No vídeo, ela pergunta a dez meninas negras com idades entre 6 e 10 anos como seria a escola dos sonhos para elas. Além disso, a criadora de conteúdo conversa com profissionais da área de educação que trabalham sob recorte racial e também indica professoras de vários lugares do Brasil que fazem a diferença na educação antirracista de crianças negras. “Não acho justo nem saudável apenas registrar crianças negras falando sobre a violência do racismo. Por isso precisamos criar um imaginário e uma memória positiva de meninas e meninos pretos do nosso país”, escreveu Ana Paula no seu perfil do Instagram. 
Ainda segundo a criadora de conteúdo, a equipe da obra audiovisual foi majoritariamente feminina e negra.

No minidocumentário, dez meninas negras respondem como seria a escola dos sonhos para elas – Foto: Reprodução/Instagram

“É valioso, importante e absolutamente necessário nos dedicarmos às nossas meninas da mesma maneira que investimos nos garotos”, diz Michelle Obama em uma das cenas de “Creators for Change: educação para meninas”.

Confira o minidocumentário na íntegra:

Sair da versão mobile