Amazonas tem 10 mil pessoas afetadas por seca que pode ser a maior da história

raf03769.webp

A Defesa Civil do estado do Amazonas informou que os níveis dos rios estão abaixo do esperado para o período. O Rio Negro em Manaus desceu 54 centímetros só no mês de julho. No município de Envira, 10 mil pessoas já foram afetadas com a seca, que pode ser a pior da história no estado, segundo o governo estadual. Ao todo 20 dos 62 municípios estão em estado de emergência.

O município de Envira já foi afetado na seca do ano passado, com embarcações encalhando, e foram causados problemas de abastecimento de insumos no município. No ano passado, no dia 16 de julho o Rio Tarauacá, fundamental para a cidade, estava medindo 8,55 metros. Nesta terça-feira (16) o rio estava medindo 5,26 metros.

Amazonas pode ter pior seca da história – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.

Na foz do Rio Jurupari, que é um dos afluentes do Rio Envira, já é possível fazer o trajeto a pé entre as duas margens, pois a água mediu 1,22 metros no final de semana. Ano passado media 6,77 metros na mesma época.

O governador Wilson Lima (UNIÃO) anunciou medidas imediatas diante da severa seca que afeta o Amazonas. Em 5 de julho de 2024, decretou-se estado de emergência em 20 municípios e emergência ambiental em 22 cidades, abrangendo um total de 42 localidades em alerta.

Confira alerta da Defesa Civil clicando aqui.

Municípios em Situação de Emergência:

  • Calha do Juruá: Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé, Carauari, Juruá.
  • Calha do Purus: Pauini, Lábrea, Tapauá, Beruri, Canutama, Boca do Acre.
  • Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins.

Municípios em Emergência Ambiental:

  • Região Sul e Metropolitana de Manaus: Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá, Canutama, Lábrea, Boca do Acre, Tapauá, Maués, Manaus, Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Careiro, Autazes, Silves, Itapiranga, Manaquiri.

Leia mais notícias aqui: Em áudio Bolsonaro diz que Witzel prometeu “resolver” problema de Flávio em troca de cargo no STF

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top