Estudantes da Escola Municipal Rubens Berardo, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, utilizar caixotes para sentar em salas de aula, por falta de carteiras. Além disso, faltam professores e uniformes ainda não foram entregues para as crianças, segundo denúncias dos pais.
Um vídeo feito em uma sala de aula na semana passada e divulgado na última segunda-feira (26), mostra pelo menos duas crianças nos assentos improvisados. “Eu recebi um vídeo das crianças sentadas num caixote. por falta de cadeira, mesa. e como tinha muito suporte, chegaram crianças novas na sala de aula, e não tinha mesa, não tinha cadeira pra poder acomodá-las”, contou Júlia Borges, mãe de um aluno em entrevista ao G1.
“Eu acho inadmissível. inadmissível. Eu acho que a escola está totalmente abandonada. Então, eu peço que olhem pela escola, deem uma assistência à escola, porque até os funcionários tão lutando contra a maré”, completa Júlia.
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Educação (SME) afirmou que foi instaurada uma sindicância para apurar “aparente negligência por parte da direção da escola”.
A pasta também informou que a direção falhou ao não reportar à secretaria sobre a falta de carteiras para o ano letivo. A Secretaria recebeu nesta segunda a denúncia por meio da imprensa e imediatamente enviou carteiras do seu estoque para a escola.
Além da sindicância aberta, a SME ponderou que não há falta de professores na unidade. Todas as turmas estão sendo atendidas. A direção da escola não se manifestou sobre o caso até o fechamento desta matéria.
Leia também: Juiz do Texas determina que distrito escolar pode punir adolescente negro por uso de dreads