A primeira turma da parceria entre a Escola de Comunicação Antirracista do Notícia Preta e o Senac-RJ concluiu um ciclo de cerca de 1 ano, e se formou nesta terça-feira (29). De beca e capelo, jovens e adultos do Rio de Janeiro se formaram em Técnico em Administração em uma cerimônia emocionante no Centro Politécnico Riachuelo, na Zona Norte da cidade. Com a presença de familiares e amigos, e alguns dos instrutores, os primeiros formandos do projeto comemoraram mais um passo em direção ao futuro.
Esse foi o caso de Ray Anne Alves, de 24 anos. A jovem que antes mesmo da formatura oficial já viu seus caminhos profissionais mudarem para melhor, e que durante a cerimônia foi a oradora da turma, afirma que o projeto foi um divisor de águas, não só pra ela mas para seu filho também.
“Trabalhar a pressão da maternidade, trabalho e estudo e entender que a realização e conclusão deste curso está para além de mim mesma, trará também frutos a ele! Pude durante o curso tirar um empreendimento do papel, realizei um sonho de iniciar o meu próprio empreendimento a havoc chain, estagiei em algumas empresas, pude obter vivências e conhecimentos que levarei para o resto da minha vida!“, afirma a jovem que explica a importância do projeto.
“O curso da parceria abriu muitas portas a muitos alunos ali, trará novas narrativas e vivências significativas aos que passaram pela 2023.8 e as próximas turmas que virão! Nossa turma é um reflexo de uma demanda existente! Tem muitas mulheres e homens dispostos a mudar suas realidades e eu tenho certeza de que essa parceria alcançará essas pessoas“, disse Ray.
O mesmo aconteceu com o Jonathan Almeida de Oliveira, de 24 anos. Morador de Engenho Novo, viu todo o aprendizado do curso reverberar de maneira positiva tanto profissional quanto pessoalmente. “Na parte profissional foi bom obviamente pelo conhecimento obtido, e na minha vida pessoal foi bom porque me deu ânimo de voltar a estudar, e conhecer instrutores e alunos incríveis, que sempre nos deixam algo pra evoluir“, conta o jovem, que afirma que o impacto profissional foi rápido.
“Com o curso eu aprendi a falar melhor em público, lidar bem com as adversidades e consegui pensar como um gestor, ver a gente em uma entrevista de emprego, por exemplo. Graças a esse conhecimento obtive outras oportunidades e agora estou empregado!“, conta Jonathan, animado.
Para a CEO e fundadora do Notícia Preta e da Escola de Comunicação Antirracista, Thais Bernardes, a formatura desses jovens é um retrato da transformação social que tanto o Notícia Preta quanto o Senac-RJ, levam a sério. “Este é um momento que simboliza o impacto transformador da educação na vida de jovens negros e periféricos. Essa conquista só foi possível graças à parceria com o Senac-RJ, que compartilha nossa visão de construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Sabemos que no Brasil, pessoas negras representam mais de 54% da população, mas ainda enfrentam barreiras imensas para acesso e permanência no mercado de trabalho formal“, explica Thais, que continua:
“Ao oferecermos esse curso gratuitamente, abrimos portas para que esses jovens desenvolvam competências essenciais e ocupem seus espaços com confiança e preparo. A educação é, sem dúvida, a ferramenta mais poderosa para mudar realidades e romper ciclos de desigualdade, e é inspirador ver essa primeira turma pronta para construir o futuro com o conhecimento adquirido. Que cada um dos formandos siga em frente com a certeza de que o mundo pode – e deve – ser transformado“.
Leia também: Escola de Comunicação Antirracista e Grupo Carrefour Brasil lançam e-book de História da Imprensa Negra no Brasil
Na cerimônia, a editora do Notícia Preta, Bárbara Souza, esteve presente representando Thais Bernardes. Sentada na mesa ao longo da solenidade ao lado de dois instrutores que acompanharam a turma, ela afirma que foi muito significativo ver de perto cada um realizando um sonho, e uma conquista.
“Os alunos choravam de emoção com suas famílias e amigos, estavam vibrando de orgulho deles e de seus colegas de classe, pois apesar das dificuldades eles conseguiram e já podiam sentir a mudança em suas vidas. São pessoas, histórias, e ver de perto como eles falavam do quanto essa experiência foi importante para eles, foi ver na prática a educação mudando vidas, que é o que o Notícia Preta e o Senac fazem, então foi muito especial“, afirma.