Alunos negros vem tendo desempenho inferior em matemática e português, segundo estudo

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Os resultados foram vistos com base em resultados que alunos do 9º ano tiveram no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023. Os testes são aplicados a cada dois anos nas redes públicas e privadas do país, os dados são do Observatório da Branquitude publicados nesta terça-feira (29).

Os principais resultados analisados no boletim são raça, gênero e desempenho escolar: meninas e meninos brancos são os melhores desempenhando disciplinas de matemática e Língua Portuguesa. Meninas negras vem em segundo lugar em Português, mas em estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, meninos brancos estão em segundo lugar.

Meninos negros estão em último lugar em comparação aos grupos estudados em Português tendo a pontuação mais baixa. No Distrito Federal, meninos negros ficam abaixo da média distrital.

Meninos negros são primeira posição em Alagoas – Foto: Pexels

Já em Matemática, meninos brancos lideram a posição do estudo e em seguida, meninos negros. Apenas em Alagoas, meninos brancos assumem a primeira posição. Meninas negras vem na última posição em todos os estados, exceto em Roraima e Tocantins, onde meninas brancas estão no top 1 dos saberes em Matemática, seguidos por meninos e meninas negras, respectivamente.

“Nossa publicação faz um convite à reflexão sobre as dinâmicas entre marcadores de raça, gênero e desempenho escolar entre os grupos em questão com base nas informações do Saeb 2023, por meio do qual o país realiza um diagnóstico fundamental da qualidade da educação. Acreditamos que esta contribuição possa servir de insumo a interessados no tema, bem como à gestão pública, sobretudo às esferas municipais recém-eleitas em todo o país, responsáveis pela oferta do Ensino Fundamental, no sentido de informar políticas focalizadas”, diz Carol Canegal coordenadora de pesquisa do Observatório da Branquitude.

Os dados do Saeb servem para redes de ensino monitorarem a qualidade da educação oferecida e conduzir políticas públicas educacionais. A avaliação das disciplinas são voltadas em leitura, para a Língua Portuguesa e resolução de problemas em Matemática.

“Tanto o gênero quanto a raça configuram variáveis de peso na distribuição destas médias. Perceber que há disciplinas que são mais mobilizadas para determinados gêneros mostra desigualdades de ocupação em determinadas áreas, o que se reflete também na ocupação por raça e cor.” diz Nayara Melo, pesquisadora do Observatório.

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