Um levantamento feito pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) divulgado nesta terça-feira (5), aponta que 73% dos estudantes brasileiros do ensino básico, que acabaram de sair do fundamental II, não conseguem fazer operações simples de matemática como somar ou medir distâncias.
Em relação com a edição anterior da pesquisa, o país caiu cinco pontos, a pontuação foi de 484 para 379 em matemática. O pisa é uma avaliação internacional, que acontece a cada três anos, e tem como finalidade avaliar conhecimento de estudantes em larga escala e matemática, leitura e ciências.
Dados também mostram que 73% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível dois em conhecimentos matemáticos, enquanto em países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o desempenho na mesma matéria só chegou a 31%.
Ainda de acordo com o levantamento, os estudantes brasileiros com melhor poder aquisitivo conseguiram 77 pontos a mais que estudantes em vulnerabilidade social.
A última avaliação aconteceu em 2018 devido a pandemia de Covid-19, a prova que aconteceria em 2021, foi adiada pra 2022, essa é a primeira prova realizada após o fechamento e a adoção de aulas online no mundo. Apesar da má avaliação, o país teve uma melhora em leitura e ciências. Metade dos alunos alcançaram o nível dois em leitura, em ciências, 45% dos estudantes chegaram ao mesmo nível.
Leia também: Estudo revela que 66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de 10 páginas
A falta de professores, a dificuldade na formação e o surgimento da pandemia foram uma das razões apontadas para o baixo desempenho dos alunos. O relatório apontou que países que diminuíram o tempo de fechamento da escola, conseguiram manter ou melhorar seu desempenho escolar.