70% dos alunos brasileiros não sabem fazer contas básicas, aponta levantamento

WhatsApp-Image-2023-12-05-at-12.43.05.jpeg

Um levantamento feito pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) divulgado nesta terça-feira (5), aponta que 73% dos estudantes brasileiros do ensino básico, que acabaram de sair do fundamental II, não conseguem fazer operações simples de matemática como somar ou medir distâncias.

Em relação com a edição anterior da pesquisa, o país caiu cinco pontos, a pontuação foi de 484 para 379 em matemática. O pisa é uma avaliação internacional, que acontece a cada três anos, e tem como finalidade avaliar conhecimento de estudantes em larga escala e matemática, leitura e ciências.

Foto: Reprodução/Escola Educação

Dados também mostram que 73% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível dois em conhecimentos matemáticos, enquanto em países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o desempenho na mesma matéria só chegou a 31%.

Ainda de acordo com o levantamento, os estudantes brasileiros com melhor poder aquisitivo conseguiram 77 pontos a mais que estudantes em vulnerabilidade social.

A última avaliação aconteceu em 2018 devido a pandemia de Covid-19, a prova que aconteceria em 2021, foi adiada pra 2022, essa é a primeira prova realizada após o fechamento e a adoção de aulas online no mundo. Apesar da má avaliação, o país teve uma melhora em leitura e ciências. Metade dos alunos alcançaram o nível dois em leitura, em ciências, 45% dos estudantes chegaram ao mesmo nível.

Leia também: Estudo revela que 66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de 10 páginas

A falta de professores, a dificuldade na formação e o surgimento da pandemia foram uma das razões apontadas para o baixo desempenho dos alunos. O relatório apontou que países que diminuíram o tempo de fechamento da escola, conseguiram manter ou melhorar seu desempenho escolar.

Marina Costa

Marina Costa

Jornalista em formação,trabalha atualmente na Assessoria da Coordenação de Comunicação da UFPI (COORDCOM),vasta experiência em Social Media na Jenipapo Comunicação Criativa desde agosto de 2023.

Deixe uma resposta

scroll to top