O senado aprovou na noite desta terça-feira (04) dois indicados do governo para integrarem as diretorias do Banco Central (BC). Um deles é Ailton de Aquino Santos, que por quatro anos ocupará o cargo de diretor de fiscalização. Em quase 60 anos do órgão, ele é a primeira pessoa negra a fazer parte da diretoria do BC.
Após passar pela sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o nome de Ailton foi aprovado com 42 votos, e 10 votos contra. Formado em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia e em direito pelo UDF (Centro Universitário do Distrito Federal), Ailton de Aquino faz parte do BC desde 1998.
Natural do sudoeste da Bahia, Ailton também tem pós-graduação em ciências contábeis e especializações em contabilidade internacional, engenharia econômica de negócios e direito público. No BC já ocupou o cargo de auditor-chefe da instituição, como chefe de contabilidade, orçamento e execução financeira.
Além de Ailton, Gabriel Galípolo também foi aprovado pelo Senado, para o cargo de diretor de Política Monetária, e juntos são as primeiras indicações do presidente Lula no órgão.
Leia também: “Quem censura é o ódio, o radicalismo, o preconceito, a discriminação e o racismo”, diz Silvio Almeida