Ailton Aquino é a primeira pessoa negra na diretoria do Banco Central

ailton-aquino-em-sabatina-no-senado-para-a-diretoria-de-fiscalizacao-do-banco-central-1688512793365_v2_900x506.jpg.webp

O senado aprovou na noite desta terça-feira (04) dois indicados do governo para integrarem as diretorias do Banco Central (BC). Um deles é Ailton de Aquino Santos, que por quatro anos ocupará o cargo de diretor de fiscalização. Em quase 60 anos do órgão, ele é a primeira pessoa negra a fazer parte da diretoria do BC.

Após passar pela sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o nome de Ailton foi aprovado com 42 votos, e 10 votos contra. Formado em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia e em direito pelo UDF (Centro Universitário do Distrito Federal), Ailton de Aquino faz parte do BC desde 1998.

Ailton Aquino em sabatina no Senado para a diretoria de fiscalização do Banco Central /Foto: Pedro França – Agência Senado

Natural do sudoeste da Bahia, Ailton também tem pós-graduação em ciências contábeis e especializações em contabilidade internacional, engenharia econômica de negócios e direito público. No BC já ocupou o cargo de auditor-chefe da instituição, como chefe de contabilidade, orçamento e execução financeira.

Além de Ailton, Gabriel Galípolo também foi aprovado pelo Senado, para o cargo de diretor de Política Monetária, e juntos são as primeiras indicações do presidente Lula no órgão.

Leia também: “Quem censura é o ódio, o radicalismo, o preconceito, a discriminação e o racismo”, diz Silvio Almeida

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top