Movimentar a economia criativa e criar oportunidades para que o empreendedorismo floresça e a criatividade abram portas para novos negócios, são os principais motivos que levaram a Academia Brasileira de Artes Carnavalescas (ABAC) a firmar uma importante parceria com o Museu Carmem Miranda. A cada 15 dias, oficinas de adereços irão acontecer nas dependências do museu, que também receberá uma vitrine de souvenirs, conforme explica Célia Domingues, vice-presidente da ABAC.
“Firmamos essa parceria, que para nós é muito valiosa, com a intenção de movimentar o espaço e atrair os olhares dos moradores da cidade e turistas de todos os lugares. O Museu Carmem Miranda é um espaço muito bonito e, nada melhor do que trazer o colorido do carnaval com seus adereços e peças criativas inspiradas neste ícone, para um lugar que celebra a trajetória de uma das grandes referências culturais do nosso país”, diz a empreendedora social.

No sábado, a parceria já mostrou que essa é uma aposta que terá sucesso. Supervisionados pelo instrutor Clébio Freire, cerca de 20 pessoas participaram da oficina de adereços.
“Este é um trabalho que nos alegra muito realizar. Mais do que colocar o empreendedorismo como uma possibilidade real de ganhos para essas pessoas, estamos também incentivando o uso da criatividade na confecção dessas peças que podem ser vendidas”, diz Célia.
O projeto é gratuito e o material será distribuído aos participantes inscritos na oficina. Os interessados devem acompanhar todas as novidades diretamente no perfil oficial da ABAC no Instagram (https://www.instagram.com/acad.artescarnavalescas/) . O museu Carmem Miranda fica na Avenida Rui Barbosa s/n – Flamengo.
Sobre a Academia Brasileira de Artes Carnavalescas
Localizada na Travessa do Ouvidor nº 09, a Academia Brasileira de Artes Carnavalescas foi inaugurada para discutir a folia e aperfeiçoar mão de obra, através de cursos, workshops e oficinas, além de funcionar como centro de memória, respeitando e difundindo a cultura do carnaval carioca, em mais uma iniciativa do Reviver Centro Cultural. Tem como presidente Milton Cunha, ex-carnavalesco e comentarista de Carnaval, e vice-presidente e fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras), Célia Domingues.
Sobre o Museu Carmem Miranda
O museu Carmen Miranda, vinculado à Fundação Anitta, Mantuano de Arte do Estado do Rio de Janeiro- Funarj, é um espaço dedicado à memória de uma das artistas mais emblemáticas do Brasil e que celebra a trajetória singular de Carmen em Miranda um dos grandes nomes da música do cinema do século XX. O acervo reúne figurinos emblemáticos, fotografias, objetos pessoais e documentos que reconstroem sua trajetória de maneira afetiva.
Leia mais notícias por aqui: Indicado por Lula ao STF no Dia da Consciência Negra, Jorge Messias se autodeclara pardo










