Academia Brasileira de Artes Carnavalescas firma importante parceria com Museu Carmem Miranda

oficina.jpeg

Movimentar a economia criativa e criar oportunidades para que o empreendedorismo floresça e a criatividade abram portas para novos negócios, são os principais motivos que levaram a Academia Brasileira de Artes Carnavalescas (ABAC) a firmar uma importante parceria com o Museu Carmem Miranda. A cada 15 dias, oficinas de adereços irão acontecer nas dependências do museu, que também receberá uma vitrine de souvenirs, conforme explica Célia Domingues, vice-presidente da ABAC.

“Firmamos essa parceria, que para nós é muito valiosa, com a intenção de movimentar o espaço e atrair os olhares dos moradores da cidade e turistas de todos os lugares. O Museu Carmem Miranda é um espaço muito bonito e, nada melhor do que  trazer o colorido do carnaval com seus adereços e peças criativas inspiradas neste ícone, para um lugar que celebra a trajetória de uma das grandes referências culturais do nosso país”, diz a empreendedora social.

Oficina de adereços – Foto: Divulgação.

No sábado, a parceria já mostrou que essa é uma aposta que terá sucesso. Supervisionados pelo instrutor Clébio Freire, cerca de 20 pessoas participaram da oficina de adereços.

“Este é um trabalho que nos alegra muito realizar. Mais do que colocar o empreendedorismo como uma possibilidade real de ganhos para essas pessoas, estamos também incentivando o uso da criatividade na confecção dessas peças que podem ser vendidas”, diz Célia.

O projeto é gratuito e o material será distribuído aos participantes inscritos na  oficina. Os interessados devem acompanhar todas as novidades diretamente no perfil oficial da ABAC no Instagram (https://www.instagram.com/acad.artescarnavalescas/) . O museu Carmem Miranda fica na Avenida Rui Barbosa s/n – Flamengo.

Sobre a Academia Brasileira de Artes Carnavalescas

Localizada na  Travessa do Ouvidor nº 09, a Academia Brasileira de Artes Carnavalescas foi inaugurada para discutir a folia e aperfeiçoar mão de obra, através de cursos, workshops e oficinas, além de funcionar como centro de memória, respeitando e difundindo a cultura do carnaval carioca, em mais uma iniciativa do Reviver Centro Cultural. Tem como presidente Milton Cunha, ex-carnavalesco e comentarista de Carnaval, e vice-presidente e fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras), Célia Domingues.

Sobre o Museu Carmem Miranda 

O museu Carmen Miranda, vinculado à Fundação Anitta, Mantuano de Arte do Estado do Rio de Janeiro- Funarj,  é um espaço dedicado à memória de uma das artistas mais emblemáticas do Brasil e que celebra a trajetória singular de Carmen em Miranda um dos grandes nomes da música do cinema do século XX.  O acervo reúne figurinos emblemáticos, fotografias, objetos pessoais e documentos que reconstroem sua trajetória de maneira afetiva. 

Leia mais notícias por aqui: Indicado por Lula ao STF no Dia da Consciência Negra, Jorge Messias se autodeclara pardo

Thayan Mina

Thayan Mina

Jornalista pela Faculdade de Comunicação (FCS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente mestrando pelo PPGCOM da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top