Abdias do Nascimento é inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

abdias_nascimento_foto_celio_azevedo_senado_federal-880x440-1.webp

Abdias do Nascimento é o mais novo nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O decreto, assinado pelo presidente Lula, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (09), oficializando o artista, político e ativista, um herói nacional.

Poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos da população negra, Abdias participou da fundação do Movimento Negro Unificado, trabalhando pelo combate ao racismo, no Brasil. Com a medida, Abdias recebe o mesmo título de Herói da Pátria que foi dado ao líder quilombola Zumbi dos Palmares.

Abdias do Nascimento foi inscrito no livro por meio da Lei nº 14.712/2023 /Foto: Célio Azevedo/Senado Federal

Nascido em Franca, no interior de São Paulo, o ativista chegou a integrar a Frente Negra Brasileira, e foi o responsável por criar o Teatro Experimental do Negro (TEN), o Museu da Arte Negra (MAN), e o Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). Também foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 1982, e consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O intelectual também foi professor emérito de culturas africanas no Novo Mundo, na Universidade de Nova York enquanto estava exilado nos Estados Unidos em 1968, por conta da Ditadura Militar no Brasil.

Abdias faleceu em em 2011, aos 97 anos, e suas cinzas foram depositadas na Serra da Barriga, em Alagoas, onde existiu a República dos Palmares.

Além dele, recentemente a intelectual Beatriz Nascimento também foi inscrita no documento que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Leia também: Intelectual Beatriz Nascimento é inserida no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top