A cantora norte-americana Lizzo, vencedora de quatro Grammy, fez um forte desabafo em suas redes sociais. Na publicação, ela diz que sente que o mundo não a quer existindo. O Notícia Preta conversou com a psicóloga Letícia Alvarenga, sobre gordofobia e a pressão estética nas mulheres imposta pela sociedade.
“Uma constante sensação de defectividade e não pertencimento já que, mesmo com algum avanço na discussão, ainda olhamos ao redor e percebemos que a sociedade não está preparada para corpos diversos desde o espaço do transporte público, à moda, passando pelas relações interpessoais. Elas são atravessados por um padrão estético que não condiz com a realidade dos fatos”, afirma a psicóloga.
A pessoa passa a sentir que não tem opções e que não é bem vinda socialmente e tem que lidar com diversas frustrações nos mais diversos aspectos da sua vida.
A cantora que possui mais de 12 milhões de seguidores. Na mensagem, a artista não deu detalhes sobre o que estava desistindo.
“Estou ficando cansada de aguentar ser arrastada por todos na minha vida e na internet. Tudo que eu quero é fazer música e deixar as pessoas felizes e ajudar o mundo a ser um pouco melhor do que eu o encontrei. Mas estou começando a sentir que o mundo não me quer nele. Estou constantemente enfrentando mentiras que são contadas sobre mim por causa de influência e opiniões”, desabafa ela.
Na postagem, Lizzo conta que sentia que era “o alvo da piada todas as vezes” por causa de sua aparência, e que sua personagem estava sendo “destruída” por pessoas que não a conhecem. Leticia fala sobre os principais desafios psicológicos enfrentados por mulheres fora do padrão, imposto pela sociedade devido à pressão estética.
“Pessoas que são constantemente vítimas de ataques gordofóbicos e outras situações preconceituosas por mais que tenham resiliência podem acabar internalizando essas ofensas e desenvolvendo uma imagem distorcida de si mesmas o que pode deixá-las extremamente vulneráveis e suscetíveis a transtornos alimentares, depressão , transtornos de ansiedade etc.”, conta Alvarenga.
“Podem também arriscar a saúde em busca de soluções milagrosas para o que consideram um problema”, finaliza.
Lizzo é conhecida por celebrar seu corpo e amor próprio, mas também já se pronunciou no passado sobre comentários ofensivos na internet sobre sua aparência.
Leia também: Mulheres, pessoas trans e desempregados têm saúde mental mais abalada