Depois de ser indicada na categoria de melhor atriz coadjuvante por “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, Angela Bassett finalmente ganhará uma estatueta. Nesta segunda-feira (26) a Academia de Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) anunciou que a atriz vai receber um Oscar honorário 2023.
Ao longo da carreira a primeira indicação ao Oscar da artista foi em 1994 na categoria de “Melhor Atriz” com o filme “Tina”, e a segunda este ano, com a produção da Marvel, fazendo história como a primeira atriz de um filme do estúdio a ser indicada na premiação. Angela Bassett vai receber o prêmio que homenageia “carreiras extraordinárias e excepcionais” em uma cerimônia que será realizada no dia 18 de novembro.
Além dela, outras três personalidades serão homenageadas no evento. No anúncio a presidente da Academia, Janet Yang, falou sobre elas. “A junta de Governadores da Academia está emocionada em homenagear quatro pioneiros que transformaram a indústria cinematográfica e inspiraram gerações de cineastas e fãs de cinema“, disse a presidente da AMPAS.
Especificamente sobre a atriz norte-americana, Janet Yang enfatizou a qualidade do trabalho realizado por ela, em um texto falando sobre cada um dos homenageados. “Ao longo de sua carreira de décadas, Angela Bassett continuou a entregar performances transcendentes que estabelecem novos padrões na atuação. Mel Brooks ilumina nossos corações com seu humor, e seu legado teve um impacto duradouro em todos os aspectos do entretenimento. A carreira de Carol Littleton na edição de filmes serve como um modelo para aqueles que a seguem. Michelle Satter, um pilar da comunidade de filmes independentes, desempenhou um papel vital nas carreiras de inúmeros cineastas ao redor do mundo.”
A cerimônia da premiação especial não será transmitida ao vivo, porém os trechos e discursos dos homenageados serão disponibilizados no canal oficial da Academia no YouTube, após o término do evento. Já a 96ª entrega do Oscar está marcada para o dia 10 de março de 2024.
Leia também: Estreia de Pharrell Williams como diretor artístico da Louis Vuitton tem presença de personalidades negras