O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, estará nesta segunda-feira (29) na cidade de Franca (SP) para uma visita técnica nas unidades do projeto “Moradia Primeiro”, voltado às pessoas em situação de rua.
A agenda terá a presença da secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) – além do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Durante o compromisso, Isadora Brandão terá encontros com gestores municipais da cidade e com a equipe técnica Moradia Primeiro. O projeto oferece residência temporária a cidadãos com mais de 18 anos de idade em situação de rua há mais de cinco anos. Objetivo é reunir insumos a fim de subsidiar a formulação de proposta a ser elaborada pelo governo federal com vistas a aprimorar a iniciativa.
Na terça-feira (30), a comitiva estará em São Paulo para tratar de questões relacionadas às pessoas em situação de rua da região central da cidade, a exemplo de denúncias a respeito da retirada violenta de pertences desse segmento social, além de visitas a iniciativas consolidadas da sociedade civil voltadas para este público.
Leia também: Ministério dos Direitos Humanos planeja ações contra racismo e tortura em comércio
Agenda:
29/05/2023
Reunião com a secretária municipal de Ação Social na cidade de Franca, Gislaine Alves Liporoni
Reunião com a equipe técnica do Programa Moradia Primeiro
– Visita às unidades do Programa Moradia Primeiro
30/05/2023
Reunião com a secretária municipal de Direitos Humanos na cidade de São Paulo, Soninha Francine
Visita à Cozinha Solidária MTST – Sé (SP)
Visita ao CISARTE (Centro de Integração Social pela Arte, Trabalho e Educação) – Bela Vista (SP)
Visita à RECIFRAN (Serviço Franciscano de Reciclagem) – Glicério (SP)
Visita à Chapelaria Social Rede Rua – Brás (SP)
Por: Ascom MDHC