Já classificado como pandemia, o novo coronavírus é o assunto do momento. Na última quarta-feira (11), vários eventos ao redor do mundo foram cancelados ou suspensos, e uma notícia em especial levou caos à esfera esportiva: a NBA, liga americana de basquete, decidiu suspender a temporada por causa do vírus. E o jornal Lance!, dedicado a esportes, escolheu uma abordagem racista para falar da pandemia e seus impactos.
“Quarta-feira negra” é a manchete que estampa o diário desta quinta-feira (12). Com a suspensão da NBA, o possível adiamento das eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa e os jogos adiados da Uefa, o jornal entendeu que usar a palavra “negra” seria adequado para fazer referência ao grave momento que o mundo vive.
Não é de hoje que “negra”nesse contexto é tida como expressão racista, pois faz alusão a algo ruim, funesto, ilegal, macabro. “Mercado negro”, “ovelha negra”, “a coisa está preta”, “magia negra”, “lista negra” etc são exemplos de expressões racistas usando diferentes conotações pejorativas de cunho racial.
O Lance!, que está sendo criticado nas redes sociais, ainda não se pronunciou sobre o assunto.