Repórter da Globo se emociona com educação antirracista em escola de SP

WhatsApp-Image-2023-05-24-at-18.45.38.jpeg

A repórter da TV Globo Indianara Campos, não conseguiu conter as lágrimas durante a transmissão ao vivo do telejornal Bom Dia SP, na manhã desta quarta-feira (24), enquanto realizava sua reportagem na Escola Municipal Maria Aparecida Rodrigues Cintra, na Vila Marina, que aplica um projeto antirracista para crianças do Ensino Infantil.

A jornalista mostrou como a instituição de ensino, da zona norte da capital paulista, dedicou um espaço com pinturas de grandes personalidades negras enfeitando as paredes, livros e brinquedos com temática antirracista, incluindo conteúdos sobre o continente africano, Zumbi dos Palmares e Marielle Franco

Ao ser questionada por Rodrigo Bocardi a respeito de como surgiu a ideia desse trabalho com as crianças, a repórter estava visivelmente emocionada com a iniciativa de ensinar antirracismo desde a infância.

“Até me emociona ver todo esse ambiente que foi criado aqui na escola, porque, enfim, eu tenho 34 anos, durante todo o ensino que eu frequentei, vivenciei muitas situações. Ver essa transformação nas escolas me emociona, porque a gente sabe o quanto isso impacta na nossa vida de forma geral, inclusive na vida adulta”, declarou.

Indianara mesmo emotiva, prosseguiu a conversa com Tatiane Santos, especialista em Educação Racial Infantil da escola, que explicou a importância de se trabalhar o tema desde cedo “É para a autoestima da criança e para o olhar para o outro com respeito. Tudo começa com o respeito. A educação racial traz as questões de que eu olho para o outro e me vejo também. Quando eu percebo isso, eu vou respeitar a religião, o jeito de ser, a educação inclusiva como um todo” afirmou

Outro ponto marcante da reportagem, foi a fala de Tatiane Santos explicando como acontece esse trabalho na escola: “A educação antirracista é trabalhada nas miudezas da escola, no dia a dia, no planejar do professor em sala de aula, nos desenhos nas paredes, aqui na nossa biblioteca através dos livros, onde os personagens são negros, indígenas, a educação antirracista, aqui, é feita passo a passo. Com a formação dos professores e eles com os alunos em sala de aula.” explicou

Ao final da reportagem foi exibido um vídeo que as crianças da escola gravaram em apoio ao jogador Vini Jr, que tem sofrido com racismo na Espanha e pode-se ver Indianara Campos enxugando as lágrimas.

Leia mais: Vini Jr recebe apoio de atletas, times, governo e personalidades após mais um caso de racismo

A jornalista recebeu apoio de Rodrigo Bocardi e de Alessandro Jodar “Nosso abraço para a Indianara. A gente se emociona junto com você”, disse o apresentador de esportes. “Força, Indianara, estamos juntos!” declarou o âncora do jornal.

Emocionada, Indianara Campos apenas sorriu enquanto enxugava as lágrimas, mas não conseguiu mais falar depois de se comover.

Thayná Braulino

Thayná Braulino

Meu nome é Thayná Braulino e atualmente eu resido na cidade de Lins, interior de São Paulo, mas sou natural de Santo André - SP e tenho 26 anos. Sou formada em Arquitetura e Urbanismo, Pós graduada em Arquitetura e Patrimônio e Capacitação em Cultura e Sociedade. Gemeniana da cabeça aos pés, apaixonada por artes, história, cultura, pautas sociais e raciais e por escrever.

Deixe uma resposta

scroll to top