Artistas trans, travestis, pretos, indígenas e periféricos expõem obras na Cidade Tiradentes (SP)

Foto_-Transmuta-_-Artista-Lua-Lucas-2.jpg

Fica em cartaz até a próxima sexta-feira (26) a mostra TirAção – exposição com obras de artistas trans, travestis, pretos, indígenas e periféricos, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, zona Leste de São Paulo. A entrada é gratuita.

Idealizado pela Cooperativa de Artistas, o mote da exposição é iluminar no centro da periferia a arte contemporânea produzida por pessoas transvestigêneros periféricas, marginalizadas pela sociedade. “Sabemos que na sociedade esses artistas estão à margem e, por isso, temos o dever de revelar o que a sociedade exclui”, Lua Lucas, curadora do projeto.

Imagem da artista Lua Lucas – Foto: Transmuta

“TirAção é um processo coletivo interseccional de disputa de narrativas e ação de reparação histórica para corporalidades dissidentes, no campo elitista que é a arte visual contemporânea”, acrescenta Lua.

A iniciativa nasceu em 2022, na Cidade Tiradentes, quando 15 artistas participaram durante dois meses de uma residência, onde foram produzidos lambe-lambes, música, faixas, figurinos, cortejos e a performance “Quem são seus heróis? Tiradentes foi um escravocrata”.

Lua conta que desta vez as reflexões avançaram sobre a geografia das margens: “Por que quando pensamos em uma vernissage é impossível que a gente pense que ela aconteça numa quebrada? Se os artistas periféricos e favelados vivem processos de exclusão geográfica, por que não trazemos a exposição de arte para o extremo da zona leste e incentivamos a conexão de pessoas que possam dialogar com os jovens daqui e, ainda, impulsionar sua pesquisa e seu trabalho que estão normalmente apagados?”, questiona.

Leia também: Exposição “ÀMÌ: Signos Ancestrais”, aberta ao público no Centro Cultural Arte Sesc, reúne obras inspiradas em símbolos da cultura negra

Na segunda edição, Ana Mogli Saura, Ashley Angel, Bioncinha do Brasil, Elix Rodrigues, Jhoweny Orun Soares de Miranda e Puri Yaguarete, junto com Lua Lucas, buscam elaborar novos paradigmas de arte na quebrada, formalizando tabus e problemas contemporâneos, como a religião, a marginalidade e a reciclagem em fotografias, filmes, instalações, performances e costura.

SERVIÇO
TirAção
Datas: até 26/05, terça a sábado
Horário: das 10 até 16h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Sala de Exposição, 2º andar
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo, São Paulo – SP
Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

scroll to top